quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Conjecturando: Nigemizu


Capa da versão A de Nigemizu, com Ozono Momoko e Yoda Yuki (Propriedade: Nogizaka46/N46Div./Sony Music Entertetainment Japan Inc.)


Lançado no dia 9 de agosto de 2017 ,8 dias atrás, tendo em base o dia em que esse texto foi publicado, Nigemizu é o décimo oitavo single do Nogizaka46. O single tem sete músicas e cinco versões, onde tanto  as faixas quanto as capas mudam, além de uma versão especial para canais de stream como Spotify e Apple Music. Já passado mais de uma semana de seu lançamento, Nigemizu vendeu entre 880 mil e 18 cópias (Oricon) e mais de 1 milhão (Billboard), dependendo do método e canais de contagem, em seus 7 primeiros dias, mas de qualquer modo, novamente o grupo cresceu seu número de vendas na semana de estreia de um single.

Quase todas as sete músicas tem a essência das canções de verão do Nogizaka, as que vão numa linha diferente são Under, a música das Undergirls, e Live Shin, a música da segunda geração, mas todas são diferentes e trabalham tanto parte instrumental quanto vocal de modo diferente. As músicas não seguem uma fórmula ou receita, cada uma foi composta de modo diferente, a produção de estúdio soa como sendo diferente em cada faixa do single, inclusive a mixagem e edição de som é primorosa e ajuda a valorizar cada música. Quanto as faixas, eu ouvi diversas vezes durante esses dias até chegar a uma conclusão, prefiro falar separadamente sobre cada uma:

  1. Nigemizu: A música título do single é uma boa música, divertida, leve e limpa. Os vocais são muito bem trabalhados e foram gravados do modo mais simples possível, a orquestração vocal dela foi feita de um modo a equilibrar as forças. Instrumentalmente o que se destaca é o teclado com sua melodia simples e constante guiando a música junto aos violinos, em alguns trechos uma batida sintetizada toma conta calculadamente da música, o violão acompanha os vocais se fazendo presente e sem tirar atenção das estrelas do grupo. Em minha avaliação, usando 0 para o mínimo e 5 para o máximo, Nigemizu é uma música 4,2 estrelas.
  2. Onna wa Hitori ja Nemurenai: Essa é a música utilizada no filme da mulher maravilha, ela é para esse que opina a melhor música desse single, por pouco. Novamente os vocais são muito bem utilizados e coordenados, as bridges (termo utilizado para trecho que se repete antes do refrão) tem uma progressão de tempo e são interpretadas com a leveza necessária. A melodia principal é formada por uma guitarra, um teclado com sintetizador sinfônico e violinos, inclusive o solo de guitarra é muito bem dimensionado e interpretado, quem o faz, infelizmente não sei o nome da pessoa responsável pela guitarra, expressou-se perfeitamente e de modo criativo. O ritmo em base de rock/pop lembra muito músicas das décadas de 1980 e 90, ajuda a envolver e conectar todos os aspectos da música e o faz muito bem. Onna wa Hitori ja Nemurenai é uma música que avalio com 4,65 estrelas.
  3. Hito Natsu no Nagasa Yori...: A terceira faixa com o senbatsu é a que apresenta Akimoto Manatsu e Matsumura Sayuri como centers, logo as duas que "não sabem cantar" (suas personagens tecnicamente não sabem cantar para efeitos de entretenimento), mas as duas fazem bem seu trabalho e lideram o grupo com maestria. Sua música tem mudanças de melodia e ritmo, é uma composição mais limpa, mas muito criativa musicalmente, o teclado tem papel de líder em alguns trechos, em outros é a guitarra e ainda o violão em alguns trechos, no refrão são os violinos que fazem esse papel. Nessa música temos mais trechos de vocal em duplas ou trios do que em grandes grupos, é possível ouvir bem cada uma das 18 selecionadas. Para essa música eu dou 4 estrelas.
  4. Under: A música das under members é segue um fio dramático e emocional, ela é um tributo a todas as under members da história do grupo, inclusive seu vídeo musical foi construído com um clipe mostrando todas as garotas que fizeram parte dessa divisão do grupo (pode ser visto aqui). Concentrando-se na música, a composição dá destaque aos violinos, guitarras, violão e teclado também, mas segue uma linha de rock sinfônica mais. Porém o maior destaque são as vozes, Nakamoto Himeka e Kitano Hinako fazem as vezes com as centers nessa música, os vocais tem presença forte e são muito constantes no refrão, essa formação de under girls tem muita técnica e presença vocal, talvez tanta quanto o próprio senbatsu. Seja individualmente ou em grupo, a interpretação das vozes em Under é, em minha visão, a melhor desse single. Eu atribuo 4,5 estrelas para essa faixa.
  5. Live Shin: Essa é a música  da segunda geração do grupo no décimo oitavo single. uma faixa muito diferente das demais por tudo que a envolve. Ela é construída através de muita sintetização e outros efeitos eletrônicos, em contraponto a guitarra soa completamente limpa, assim como alguns vocais em alguns momentos, a liderança musical fica por conta da bateria eletrônica e da guitarra, criando alguns contrapontos interessantes durante a duração da música. Vocalmente a segunda geração tem algum talento, mas como geral é bem diferente da primeira e da terceira, falta peso e presença e, em alguns casos individuais, eles precisam usar um pouco a mais do autotune para ajudar na constância, mas nada que prejudique a música, todos os elementos foram bem combinados. Live Shin é o ponto mais baixo do single, sempre frisando que na opinião de quem escreve aqui, dou 3,7 estrelas, não é uma música ruim, é bem construída, mas não brilha realmente.
  6. Mirai no Kotae: A sexta faixa é a canção da terceira geração do Nogizaka46 nesse single, em contraponto de Sanbanme no Kaze (música do 17º single) e Omoide First (música do 3º álbum do grupo), Mirai no Kotae é uma música mais orgânica, contendo apenas o teclado como instrumento sintetizado, ela segue a mesma linha de pop/rock tendendo mais ao rock em sua base, transmite um sentimento muito leve e alegre, além de muito conforto. Vocalmente, Mirai no Kotae é uma música muito bem trabalhada, a terceira geração se saiu muito bem nessa gravação, destacando-se Kubo Shiori (a center ao lado de Yamashita Mizuki), Ito Riria, Ozono Momoko e Iwamoto Renka, essas quatro roubam os "holofotes auditivos" nessa música por suas técnicas mais apuradas de canto, mas como um todo, toda a terceira geração sabe cantar bem e fazer-se presente com suas vozes. É uma música 4,3 estrelas, de 0 a 5 estrelas.
  7. Naitatte Iijanaika: A última das 7 músicas do single segue novamente a veia pop mais limpa, com pouca sintetização, sua música tem como ponto mais alto o piano, que interpreta uma melodia simples, mas que dialoga perfeitamente com os violinos. Vocalmente a força coletiva aparece, além dos destaques individuais, Takayama Kazumi aparece muito bem com um simples "wwoooooo" na abertura e no meio do refrão, Ikuta Erika, Eto Misa e Ito Marika interpretam perfeitamente seus respectivos trechos de vocal solo, até por serem provavelmente as 3 melhores cantoras do grupo. É uma música acolhedora e simples, bastante limpa e que consegue dar destaque individual para cada uma vocalmente. Merece 4,1 estrelas sólidas.
Nigemizu é um single que vale a pena a audição e apreciação das músicas, de cada uma delas. Tomando a classificação que eu atribui para cada música e fazendo uma média aritmética, o single Nigemizu recebe 4,2 estrelas como um todo. Vale a pena gastar algum dinheiro, caso você tenha essa possibilidade, para obter ao menos uma das versões, mas você pode também sempre a versão especial pelos serviços de stream  como Spotify ou Apple Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário