quinta-feira, 27 de julho de 2017

A Ópera do Fantasma #3

Olá e bem-vindos mais uma vez a minha ópera, eu sou o Fantasma e irei ser o seu guia mais uma vez. Vamos aos trabalhos!

Hoje vamos começar falando do Keyakizaka46 e a sua república! Sim, o Keyakizaka46 fez dois shows na área aberta da Fuji-Q Highland Conifer Forest, ambos um grande sucesso. O tema do show era a própria "Keyaki Republic", que ganhou uma bandeira, que lembra a famigerada bandeira confederada americana, mas é diferente, porque ao invés da cruz de Santo André (aquele "X" azul na bandeira confederada), a bandeira da república Keyaki tem na verdade dois triângulos espelhados representando os dois Keyakizakas, kanji e hiragana. Além disso, a bandeira tem o brasão do grupo, onde se lê o lema "Humildade, Bondade, Laços" (Humility, Kindness, Bonds). Em algum momento do show, o grupo carregou a bandeira de sua república no palco enquanto Hirate Yurina veio com um cetro e elas posaram como naqueles quadros pintados para celebrar um momento glorioso, todas trajando uniformes que pelo número de semelhanças eu posso afirmar que foi baseado no uniforme de infantaria francês usado em 1914 (se estiver duvidando, ou tiver curiosidade, digita no google images french infantry uniform 1914). Agora a pergunta que fica é se isso foi apenas um tema desses shows, ou tem algo a mais reservado para o futuro.
A esquerda a bandeira da república Keyaki, a direita aquela pose de quadro relatada anteriormente

Ainda sobre o Keyakizaka46, o grupo atingiu a marca de 700 mil vendas no seu último single lançado, Fukyouwaon (不協和音), sendo 632697 cópias vendidas apenas na primeira semana, segundo o método Oricon. Enquanto o AKB48 levou 16 singles e o Nogizaka46 13 para chegarem a essa marca de 700 mil em pouco tempo, o Keyakizaka46 fez isso apenas no 4º single do grupo, um feito e tanto que leva a questão: Por que esse sucesso quase instantâneo? Claro que não existe um só fator para explicar, então vou enumerar os fatores que contribuem para o sucesso em vendas tão rapidamente:
  1. O grupo é realmente bom: Goste ou não, no meu caso eu não gosto muito, o Keyakizaka46 tem muito talento em suas fileiras, talento que vai muito além de Hirate Yurina, as duas Watanabe (Rika e Risa), Sugai Yuuka, Shida Manaka, Moriya Akane e Nagahama Neru, passa por ambas as Yui (Kobayashi e Imaizumi), Suzumoto Miyu, Oda Nana, Nagasawa Nanako, Ishimori Nijika e muitas outras. A unidade é forte, tem muito talento para ser utilizado, mesmo que as vezes não seja aproveitado, e pode melhorar ainda muito mais.
  2. Sakamichi Series: O grupo chegou em um momento que o Nogizaka46 se consolidou verdadeiramente como um dos maiores do Japão, o que contribuiu bastante para ser abraçado pelo público que já apreciava o grupo mais velho. Além disso, se compararmos com os sister groups, do AKB48, o Keyaki é verdadeiramente independente, ele funciona completamente por si, inclusive o sistema de handshake é completamente independente, você precisa adquirir os singles do Keyakizaka para ter os tickets necessários para comparecer aos eventos, enquanto no 48G você não necessariamente precisa ter os singles do sister groups para conhecer suas integrantes, você precisa apenas comparecer aos eventos do Grupo, por tanto, comprar apenas os singles do AKB48  já dão o direito de conhecer integrantes do SKE48, NMB48, HKT48, NGT48 e STU48 também, isso contribui muito para as vendas também.
  3. Mensagens nas letras das músicas: As letras das músicas do grupo, no geral, tem uma mensagem muito compatível a angustia, passionalidade e rebeldia da juventude. Retratam muito bem a mente de um jovem em formação, que nega o mundo que o cerca, que quer ser ouvido, se acha a voz da razão chegando a ser egocêntrico, são mensagens que grudam na mente e pegam especialmente em gente mais jovem que, muitas vezes, vê o mundo daquela forma. Mas claro que o público do grupo vai além disso, porém as letras dialogam melhor com pessoas na adolescência e não muito com verdadeiros idosos como eu.
  4. Identidade Própria: As vezes é difícil lembrar que o Keyakizaka46 é um sister group do Nogizaka46, isso porque foi criada uma imagem realmente diferente do outro grupo da Sakamichi Series. Novamente em comparação aos grupos irmãos do AKB48, com o Keyaki foi criada uma identidade que não depende do Nogizaka, diferente dos 5 grupos da família 48 que não se chamam AKB48. De fato, Nogi e Keyakizaka se encontram poucas vezes, tem poucas colaborações, com tudo, isso é muito benéfico a ambos os grupos, já que eles funcionam separadamente sempre visando o objetivo de subir a ladeira.
 Falando em subir a ladeira, o vídeo de Nigemizu (逃げ水), 18º single do Nogizaka46, foi lançado semana passada, vou me restringir ao vídeo aqui, a música será avaliada em outra oportunidade quando o single for lançado e eu fizer minha avaliação do single como um todo. O vídeo é centrado em Ozono Momoko e Yoda Yuki, ambas estão chegando a uma grande casa para serem as empregadas, as duas ficam a serviço de Saito Asuka, que é a chefe das empregadas. A família que elas vão servir tem suas divisões, as "normais" são Nishino Nanase, Erika Ikuta, Matsumura Sayuri, Shiraishi Mai, Wakatsuki Yumi e Sakurai  Reika, elas seis se dividem em dois grupos: as que preferem pão (Nanase, Wakatsuki e Reika) e as que preferem arroz (Erika, Sayuri e Maiyan), os dois grupos são rivais, brigam e se espetam o tempo todo que se reúne para as refeições. O restante da família tem suas excentricidades, ou loucuras até, Hori Miona pensa que é uma chinesa em treinamento de artes marciais, Akimoto Manatsu pensa que vive em um programa de variedades, Hoshino Minami e Ikoma Rina vivem em um regime disciplinar monástico, Eto Misa e Shinuchi Mai trabalham em um escritório dentro de um quarto a ponto de continuar a trabalhar como sonâmbulas e por último temos Takayama Kazumi é uma espécie de princesa ou rainha em sua mente e Nanase é a única que parece se comunicar com ela. Todos esses papéis tem uma simbologia dentro do vídeo, Momoko e Yoda são as recém chegadas no grupo e trabalham arduamente pelo seu lugar em um meio que já tem seu sistema próprio, isso é representado pela chegada delas como novas empregadas na casa. Asuka é a chefe dos empregados, um cargo que se alcança após muito trabalho duro, uma representação do momento que ela vive. As seis irmãs divididas mostra uma "briga de facções" dentro do grupo, ao mesmo tempo que Mai e Nanase "brigam" para ver quem lidera e se destaca mais, uma representação do grupo em si. Miona pensar que é uma chinesa treinando artes marciais faz uma relação com a segunda geração e o quanto ela se difere da primeira e mesmo da terceira, com muitas ainda se desenvolvendo. Quanto a Manatsu é simples: ela é a rainha, ou uma das rainhas, do grupo nas variedades e fez sua carreira nisso, a personagem dela no MV pensar que vive em um programa de variedades é uma forma de simbolizar isso. Minami e Ikoma em seu regime monástico lembra muito o ideal de disciplina e pureza do grupo, além de ser uma referência direta ao início do grupo quando as duas, juntas a Ikuchan, eram a face disso. Misa e Maichun (Shinuchi Mai) representam a continuidade do trabalho, elas trabalham o tempo todo, inclusive dormindo, assim como o Nogizaka46 precisa trabalhar o tempo todo para chegar ao topo e continuar subindo, inclusive há um momento no vídeo em que Maichun sai da casa e começa a levitar e se elevar no ar, deixando as duas centres apavoradas, o que parece uma referência clara ao final da carreira como idol, talvez da própria Maichun em si, ou até de todas. Por último temos Kazumin agindo como uma nobre, uma rainha, algo do tipo, ela representa o ideal do grupo novamente, o ideal final quase que romântico e surreal ao mesmo tempo, além disso, o fato de apenas Nanase se comunicar com ela parece significar que quem mais se aproxima da idol ideal do Nogizaka46 é realmente Nishino Nanase. Depois disso, o senbatsu começa a dançar, cada uma como sua personagem, até que no final todas se unem em um lugar diferente, com figurinos iguais e termina com todas em posição de oração e meditação enquanto um vento sopra e toca um sino dos ventos, esse desfecho representa a esperança depositada na terceira geração em uma referência clara a Sanbanme no Kaze (o terceiro vento).
Avaliação final do MV de Nigemizu: Um vídeo interessante e divertido de se assistir, com uma estética simples, mas bem executada, e com uma narrativa não tão óbvia, mas não complexa realmente. Eu dou 5 estrelas, de 0 a 5, possíveis. Você pode assistir o vídeo nesse link

Além do vídeo de Nigemizu, o também foi lançado um vídeo para Onna wa Hitori ja Nemurenai (女は一人じゃ眠れない), para a promoção japonesa do filme da Mulher Maravilha. O vídeo tem toda a estética e figurino baseada no filme da super heroína da DC, retrata as integrantes do senbatsu como as amazonas, vivendo em colaboração e camaradagem enquanto Momoko e Yoda começam a conhecer seus poderes, em algum momento aparecem os vilões no lar delas e há um combate simbolizado pelas integrantes fazendo a coreografia baseada na coreografia de combate utilizada no filme. O desfecho tem elas cansadas e com sinais de que lutaram arduamente, porém Momoko e Yoda não estão entre elas, então as demais integrantes olham uma para a outra tentando entender o que aconteceu com as duas, por fim a câmera foca numa imagem de uma placa onde tem a representação de Momoko e Yoda combatendo uma espécie de vilão, essa mesma placa aparece duas vezes durante o vídeo, com tudo no primeiro momento tem 2 espadas, no segundo não tem outro elemento se não o vilão, é uma referência direta ao filme da Mulher Maravilha e ao roteiro dele, que não vou entrar em detalhes para não estragar.
Avaliação final do MV de Onna wa Hitori ja Nemurenai: Simples, dialoga muito bem com o filme, vale muito a pena pelos paralelos traçados entre o MV e o filme da Mulher Maravilha. Eu como alguém que gostou do filme me senti muito bem presenteado com todo o fanservice, talvez não agrade tanto quem prefere algo mais na linha tradicional dos vídeos promocionais das músicas de idol groups. Novamente usando o sistema de 5 estrelas como nota máxima, eu dou 4 estrelas para o vídeo e apenas o vídeo, de Onna wa Hitori ja Nemurenai. Ele pode ser assistido aqui
Imagem promocional Nogizaka46xWonder Woman


Falando em MVs, o SKE48 lançou a versão completa do vídeo promocional do single Igai ni Mango (意外にマンゴー), vigésimo primeiro single do grupo. Eu havia feito uma avaliação prévia baseada na versão curta, então não há muito além do que foi dito anteriormente para falar, apenas que a música consegue ser mais divertida e interessante em sua versão completa. Ela tem umas mudanças de tempo interessantes e divertidas, especialmente após o solo de guitarra, é criativa mesmo usando um modelo já bem gasto. O vídeo musical não me impressiona, como disse previamente, acho na verdade muito mais tosco do que qualquer outra coisa o vídeo que contém essas cenas de biquíni.
Avaliação final sobre Igai ni Mango: Agora na escala séria que vai de 0 a 5 estrelas, eu dou 3 estrelas pelo MV, quanto a música em si, essa ganha 4,2 estrelas por ter sido melhor do que a impressão que a versão curta me deu. Você pode assistir o vídeo musical acessando esse link

Indo para o AKB48, o 49º single do grupo foi apresentado no último All Night Nippon (ANN), o título da música é #SukiNanda (#好きなんだ). A música em si  não me impressionou muito positivamente, pelo contrário, deixou uma impressão ruim (eu ouvi 5 vezes antes de escrever), o título... É bem contemporâneo ao incorporar o sinal #, mas esteticamente falando como um cara que prefere simplicidade, eu não gostei. Quanto a música, posso dizer que ela vem no mesmo estilo de Igai ni Mango (SKE48) e Masaka Singapore (NMB48), ambas já citadas ou nessa edição, ou em edição anterior dessa coluna, mas ao contrário das canções de seus sister groups, a música do AKB me dá a impressão de ter sido feita sem vontade e/ou criatividade. É uma música fraca na minha opinião, parece que a criatividade foi gasta nas músicas do SKE e NMB e compuseram a música para o AKB seguindo algumas fórmulas padrão, ela me lembra muito diversas aberturas de anime ao estilo comédia/slice of life. É uma pena, na minha visão, que ela seja assim, gostaria muito de uma boa música.

E para fechar, voltamos a falar dela: Sutou Ririka. A nossa querida e estimada Riripon ganhou uma data para o desfecho de sua carreira como idol: 30 de agosto. No dia 26 de agosto ela fará seu último evento de handshake e, quatro dias depois, sua última performance, poucos dias antes da turnê do NMB48 pela Ásia. A história ganhou um desfecho, é uma pena, mas o mundo (os fãs, na maioria) não está pronto ainda para ver uma idol com um relacionamento assumido, seria muito interessante ver o que aconteceria se a Riripon ficasse por um tempo no grupo, inclusive depois de seu vindouro casamento. Em nome da Phantom Corporation 46 (por enquanto tem apenas eu mesmo), eu desejo toda a felicidade do universo para a filosofa Riripon, ela merece.

Dicas
  •  House! - Música B side do single Oide Shampoo (2º) do Nogizaka46, versão do aniversário de 1 ano do grupo
  • Aitakatta Kamoshinerai - B side do 1º single do Nogizaka46, versão ao vivo no Jiingu Stadium 2015
  •  2588 Days - Música solo de Matsui Rena no 18º single do SKE48, é sua música de despedida
  • Episódio 5 de Nogizaka Under Construction -  O episódio é uma aula de Matsui Rena sobre mangás gourmets, o único episódio que ela participou nesse programa. Você pode encontrar facilmente com legendas em inglês.
  • NMB 48 live @ Inazumarock 2015 - É uma apresentação rápida, mas divertida de se assistir, está dividida em 2 partes: parte 1 / parte 2
Por hoje é só, voltamos a qualquer hora tratando de diversos assuntos. Como diria meu amigo Kenny Omega: Goodbye and goodnight, bang!



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