sexta-feira, 21 de julho de 2017

Babymetal, uma Retrospectiva

De Tóquio para conquistar o mundo, assim, quase ao acaso, surgiu o Babymetal. Antes de alcançar os palcos mais nobres no Japão, Estados Unidos, Canadá e Europa, antes de dividir o palco com nomes como Red Hot Chili Peppers, Rob Halford, Dragonforce e X Japan, tudo começou em 2010 como apenas um dos clubes (que funcionam como subgrupos/subunidades) do grupo Sakura Gakuin. De um pequeno subgrupo para um fenômeno mundial em 4 anos, que ultrapassou e muito o Sakura Gakuin e só tende a crescer.

Arte oficial para a promoção do grupo
 Mas antes, vamos voltar até 2010 quando a Amuse, agência de talentos, formou o Sakura Gakuin, nome que literalmente significa Academia Sakura (flor de cerejeira). O grupo tem como tema a vida escolar, suas unidades são como os clubes escolares, os singles são lançados durante o período escolar e sempre ao final do ano escolar, em março, são lançados os álbuns do grupo. As integrantes permanecem no grupo até se graduarem no secundário (ensino fundamental), assim elas se graduam do grupo e novas integrantes assumem os postos vagos, assim "perpetuando" o grupo. Seus subgrupos funcionam realmente como clubes escolares, como o clube da banda de marcha (Twinklestars), o clube de culinária (Minipati) e o clube de música pesada, esse último o nosso tema central.

O Babymetal foi o segundo clube formado dentro da Sakura Gakuin, formado por Kobayashi Key (conhecido como Kobametal), o produtor, desde o ano anterior ele tentou começar um projeto com Nakamoto Suzuka, que fazia parte do grupo Karen Girl's. Kobayashi viu a oportunidade quando soube que Suzuka estava no Sakura Gakuin e vendo que ela tinha a presença de palco de uma estrela do rock, ele decidiu fazer algo arriscado e ambicioso. Kobayashi chamou Mizuno Yui e Kikuchi Moa para fazerem as coreografias e os vocais de apoio, com tudo a ideia dele era muito diferente do que as três imaginavam. Segundo a própria Suzuka, nenhuma das três acreditou quando elas ouviram a ideia do produtor sobre fundir a música do heavy metal com o estilo idol, uma ideia única e arriscada, mas que se provaria um sucesso.

Sem conhecer o meio em que seriam inseridas, apoiadas em uma ambiciosa ideia, cada uma das três integrantes do então clube de música pesada da Sakura Gakuin assumiu um nome artístico, Nakamoto Suzuka virou Su-Metal, Mizuni Yui virou Yuimetal e Kikuchi Moa virou Moametal. O trio se veste como Punk Lolitas, sempre usando preto e vermelho, sendo essa uma parte importante do estilo iniciado pelo grupo, o Kawaii Metal. A parte instrumental foi gravada por diversos músicos, mas ao vivo é executada pela Kami-Band/Full Metal Band, quando o grupo não executa as músicas ao vivo, entra em cena a Bonesband, onde os integrantes, chamados de babybones, tocam air instruments, ou seja, simplesmente fingem estar tocando algo. As coreografias são desenvolvidas por Mikiko, uma famosa e renomada professora de dança e coreógrafa, que entre outros trabalhos, faz a coreografia do grupo idol Perfume. O grupo se desenvolveu e aperfeiçoou entre 2010 e 2011, quando finalmente estreou ainda como subunidade do Sakura Gakunin, no 1º álbum do grupo idol com a música Doki Doki Morning ( Do・Ki・Do・Ki☆MORNING), a música foi relançada no mês seguinte como single, o primeiro do Babymetal e ganhou até um vídeo musical.

Foi então em 2012 que o Babymetal lançou seu primeiro single independente, um single em conjunto com o grupo Kiba of Akiba, onde trazia uma música de cada grupo e da parte das pioneiras do Kawaii Metal foi lançada a música Line!, o single em conjunto alcançou boas posições nas paradas indies da Oricon e Tower Records Shibuya. Meses depois veio ao mundo Headbangeeeeeeerrrrr(Head Bangya!!), o primeiro single solo do grupo, foi lançado também um vídeo musical para promover a música, que fala sobre o treinamento na arte (sagrada) do headbanging, o famoso bate cabeça. Ainda em 2012 o grupo apresentou o primeiro show solo, quando o mundo conheceu a Kami-band, fez seu primeiro show fora do Japão e começou a ser reconhecido nos círculos musicais fora da Ásia. Mas foi em 2013 que o Babymetal deixou de ser um simples clube da Sakura Gakunin, lançando o primeiro single como banda própria, Ijime, Dame, Zettai (literalmente "Chega de bullying") foi o primeiro single major do grupo, deixando de lado a promoção indie e começando a caminhar com as pernas próprias, em fevereiro foi decidido pela Amuse que o Babymetal deixaria oficialmente de fazer parte da Sakura Gakunin e em março Suzuka se graduou do grupo idol, esse foi o começo da campanha para dominar o mundo. Você não leu errado, dominar o mundo é o objetivo do Babymetal, a campanha ganhou muita força ainda em 2013, onde o grupo conquistou mais atenções, incluindo do Metallica.

Babymetal com David Ellefson (Megadeth)



Moametal e Yuimetal
26 de fevereiro de 2014, foi o dia em que o álbum Babymetal foi lançado, no Japão ficou em 4º lugar nas paradas da Oricon na semana de estreia, 2º lugar na Billboard, mas nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha foi 1º lugar na iTunes Store, além de entrar na lista da Billboard 200 dos Estados Unidos, um dos poucos grupos ou artistas japoneses a fazerem isso. Para ajudar na promoção, foi lançado um videoclipe da música Gimme Chocolate!!, que gerou um estrondo na internet e ajudou a promover mais ainda o Babymetal. No Japão, chegaram a fazer dois shows no prestigiadíssimo Nippon Budokan, mas alcançou voos maiores se apresentando na Europa, EUA e Canadá, se apresentando nos festivais de verão antes de bandas muito renomadas, depois fizeram o número de abertura da Lady Gaga (ela mesma) em 5 shows nos EUA, e uma rápida turnê encore com um show solo em Nova York e outro em Londres. Foi em Londres que o grupo apresentou Road of Resistance, uma música nova que foi composta e produzida por Sam Totman e Herman Li da banda Dragonforce.

Su-metal (Queen Su)
No ano seguinte o grupo alcançou o topo da parada da Oricon com o DVD/BD Live at Budokan, o grupo mais jovem (com 15,7 anos de idade em média na época) a fazer isso, depois o CD Live at Budokan - Red Night conseguiu o mesmo feito. Outra turnê mundial foi feita em 2015, mais e mais sucesso alcançado, então em 2016 veio o segundo álbum do grupo. Metal Resistance veio a luz em 29 de março de 2016, no Japão alcançou 2º lugar tanto na parada da Oricon como da Billboard, 7º lugar na Austrália, 39º na Billboard EUA, 15º no Reino Unido, entre outros. A turnê do álbum começou na Wembley Arena em Londres, onde foi o primeiro artista japonês a fazer o show principal no local, o Babymetal apareceu The Late Show nos EUA, a música Karate, um dos grandes sucessos do álbum, foi utilizada como uma das músicas temas para o evento NXT Takeover: The End (pay per view do NXT, a divisão de desenvolvimento final da WWE) e selecionada pelo próprio Triple H. O final da turnê foi realizado no Tokyo Dome, dois shows com 55 mil espectadores cada, com direito. O Babymetal ainda fez os shows de abertura da turnê japonesa do Guns N' Roses, assim como do Red Hot Chili Peppers no Reino Unido e América do Norte, essa última com os integrantes do Red Hot Chili Peppers fazendo aparição especial em Gimme Chocolate!! (vídeo filmado por algum espectador no show em Miami) e um cover de um dos maiores hinos do Heavy Metal, Painkiller (novamente filmagem amadora, mas dessa vez em Londres).  Aliás, sobre Painkiller, um dos hinos do Judas Priest, a banda dividiu o palco com o próprio Metal god Rob Halford, vocalista do Judas Priest, Su-metal e Halford cantaram Painkiller e Breaking the Law, o trio de garotas foi apelidado de Metalgoddesses pelo próprio Halford.

O trio de garotas que se quer conhecia o Heavy Metal, e tudo por conta de preconceito com um estilo que elas ainda não conheciam. O sinal  da Kitsune (raposa) nasceu ao acaso nos ensaios pelo desconhecimento do famoso sinal do chifre do heavy metal, a coreógrafa pediu para que elas fizessem o sinal e elas acabaram fazendo algo diferente achando que era para fazer a raposa, a confusão acabou virando parte da identidade do grupo. Criado para girar ao redor de Su-metal, o grupo acabou dando muito destaque a ela, fazendo com que ganhasse o apelido de Queen Su, inegavelmente Nakamoto Suzuka é uma verdadeira estrela e nasceu para brilhar, sua presença de palco, sua voz é sempre muito técnica e consistente ao vivo. Yuimetal e Moametal dão o apoio necessário, mas as vezes assumem o vocal principal em ocasiões especiais, as duas são mais do que rostinhos bonitos que ficam dançando, gritando e fazendo mímicas, ambas são realmente muito talentosas e parte essencial do grupo.

O projeto idealizado por Kobametal para dominar o mundo parecia muito desvairado, talvez seja realmente, feito ao redor de Nakamoto Suzuka levou a banda muito mais longe do que realmente esperavam, Babymetal foi abraçado por diversos tipos de público e tende a crescer mais.

Outros links:
Debut do Babymetal - Sakura Gakunin Festival 2010

Chokotto Love (Yuimetal) - Legend of 1999
Love Machine (Moametal) - Legend of 1999
Akatsuki - com X Japan
Road of Resistance - Saitama Super Arena 2015
Over the Future - ao vivo no Tokyo Dome









Nenhum comentário:

Postar um comentário