domingo, 9 de julho de 2017

A Ópera do Fantasma #2

Bem vindos amigos e amigas, bem vindos de volta a minha ópera! Nessa segunda edição da coluna vamos falar de alguns outros assuntos curtos para condensa-los em um texto único, novamente. Vamos abrir os trabalhos!

Começamos com o SKE48 e seu novo single, ainda não lançado oficialmente, mas Igai ni Mango (意外にマンゴー) já teve uma versão curta lançada de seu vídeo musical e foi apresentada no Music Day semana passada. A música tem como base o rock-pop japonês tradicional, com algumas progressões no Tempo da música que enriquecem o som, um instrumental interessante que combina muito com o tema proposto. Ainda não consegui ver a letra da música, mas certamente pelo tom normalmente usado nos singles de verão é uma letra que deve ser positivista, voltada a diversão e valorização da estação. A música é boa, ela carece um pouco na força e presença vocal, como é comum dentro dos 48G e Sakamichi Series, mas nada que  comprometa a construção musical em si. Quanto ao componente vídeo musical, eu tenho minhas restrições quanto a videoclipes onde as integrantes dançam de biquíni, algo que, sendo bem direto e poupando a vista de vocês do trabalho, tosco, mas tem uma história paralela as cenas de dança na praia, onde Kumazaki Haruka fotografa o grupo e mostra as fotos e tem um clima de férias, que mostraram ser interessantes. Minha avaliação sobre Igai ni Mango:
Música: 8 Kitagawa Ryohas irônicas de 10 possíveis
Vídeo Musical: Matsui Jurinas vestidas com a camiseta do Bullet Club de 10
Você pode ver o vídeo aqui

Ainda dentro o AKB48 Group, outro grupo a lançar um videoclipe foi o NMB48. Masaka Singapore (まさかシンガポール), música do vindouro 3º álbum do grupo, a música também tem como base um rock pop/pop rock da terra do sol nascente, os vocais das integrantes do grupo é bem utilizado, mas nada de especial, o conjunto da obra é bom, nada mais, nada menos do que isso (obviamente na minha opinião). Quanto ao vídeo musical, ele é uma continuação direta do vídeo musical de Boku Igai no Dareka (僕以外の誰か), 16º single do grupo lançado em dezembro do ano passado, traz como foco principal as demais integrantes buscando o microfone dourado (do destino?) que Yamamoto Sayaka (a nossa querida Sayanee) lançou para que as outras disputassem e a mais preparada/merecedora conquistaria o direito de usar e ser declarada a sucessora da ás do grupo. Intercalando cenas de dança na praia (novamente isso...) e aventuras em Cingapura, o vídeo tem as integrantes caçando o microfone enquanto a Sayanee fica só de longe observando, até que no final ela toma seu lugar e causa o desfecho da história. Minha avaliação oficial sobre Masaka Singapore:
Música: 7,75 Yamamoto Sayakas dando um olé no garçom em 10 possíveis
Vídeo: 8,85 Yagura Fuukos vestidas com couro falso, numa escala entre 0 e 10.
Você pode assistir ao videoclipe aqui

Outro grupo que lançou vídeo musical foi o Keyakizaka46, o vídeo é um clipe da música Eccentric (エキセントリック), que foi originalmente lançada no single Fukyouwaon (不協和音), mas para auxiliar a promoção do primeiro álbum do grupo, além do dorama que o grupo estrela atualmente chamado Zankokuna Kankyakutachi. O sister group mais jovem o Nogizaka46 volta a seguir as fórmulas adotadas a partir do segundo single do gurpo quanto a música e o velho sistema de MV já usado desde o princípio do grupo. A música uma boa riqueza instrumental, a melodia principal é muito bem delineada pelo piano, o ritmo é muito bem marcado na bateria, que por vezes tem algumas mudanças interessantes em seu compasso, é uma boa música, mas falta mais presença vocal em alguns momentos. O vídeo musical é bem Keyakizaka46, mesma estética, uso de luzes e sombras, tudo aquilo de sempre, é bem dirigido, mas tem virado hábito, parece que falta criatividade ou é conservadorismo em excesso. O vídeo é centrado na dupla Tetchi (Hirate Yurina) e Neru (Nagahama), tem momentos que contam uma história e momentos em que elas dançam uma fusão de Thriller e Everybody (Backstreet Boys), mas sempre com a marca registrada do grupo que é o exagero. Minha avaliação sobre Eccentric:
Música: 7,9  Hirate Yurinas overacting de até 10
Vídeo: 7 Uemura Rinas girando o sapato (prestem atenção na parte em que elas giram os sapatos no vídeo musical) de 10 possíveis
Você pode ver o vídeo aqui 


Indo para o Nogizaka46, primeiro precisamos falar sobre o DVD/BD do show de aniversário de 4 anos do grupo, gravado no Meiji Jingu Stadium em agosto do ano passado. O show foi gravado em 3 dias, cada dia tendo uma performance de aproximadamente 3 horas de duração, foram apresentadas todas as 114 músicas lançadas pelo grupo na época, todos os 15 singles e 2 álbuns, no total foram apresentadas 125 músicas, somando o set regular e os bis, fazendo com que algumas músicas fossem repetidas nos 3 dias de show. Nos dois primeiros dias a chuva castigou Tóquio, fazendo com que o playback dominasse a apresentação, se você comparar com os shows de aniversário anterior, o de 4 anos reina no playback, mas ainda sim, é de encher os olhos. Os pontos altos do show são, em primeiro lugar, as performances solos, de Nishino Nanase, Ikuta Erika, Ikoma Rina e Shiraishi Mai, além do dueto de Ikuta Erika com Sakamoto Kenji em Inochi no Shinjitsu Musical "Ringo Uri to Kamemushi" (命の真実 ミュージカル「林檎売りとカメムシ」), com um destaque especial para Teitaion no Kiss (低体温のキス- interpretada pela Ikuchan) e Kougousei Kibou (光合成希望 - música solo da Naachan). Aliás, no segundo dia dão um destaque enorme para a Nanase, já que como é contada a história do grupo mais ou menos cronologicamente no show (os 3 dias), ela é apresentada na abertura como "A Nova Heroína). Um outro destaque é Tsuyogaru Tsubomi, a música solo de nossa eterna querida Maimai, que foi emocionalmente interpretada por todo o grupo em conjunto. Os fãs tem participação especial em dois momentos, o primeiro é durante Oide Shampoo fazendo um belo pop para Nakada Kana, que teve esse single como o auge de sua carreira até hoje, o segundo momento foi durante a emocionante performance de Harujion ga Sakukoro (ハルジオンが咲く頃), que teve Kawago Hina como center,  onde os fãs com os seus sticks formaram uma gigantesca Erigeron Philadelphicus (o nome científico da flor Harujion, nunca encontrei o nome em português, se é que existe, dessa flor). É um DVD/BD que valeria a pena cada centavo gasto, só que é MUITO caro para ser importado por quem não tem tanta capacidade financeira (Traduzindo: sou pobre).

E para fechar, nesse domingo aconteceu o anúncio do senbatsu para o 18º single do Nogizaka46. Seguindo o mesmo desenho do senbatsu anterior, dessa vez tivemos o Nogizaka46 sendo Nogizaka46, um grupo que não tem medo de arriscar e novamente arriscaram com não uma, mas duas novatas. Para o 7º single tivemos a então recém chegada na 2ª geração Hori Miona assumindo a posição de center, essa foi a vez da 3ª geração ser colocada nos holofotes, para isso escolheram Ozono Momoko e Yoda Yuki. Tanto Momoko quanto Yoda são bastante populares já, Momoko foi escolhida como a primeira center da 3ª geração, posição que ocupou na turnê que foi feita para a promoção das novatas e nas duas músicas que elas gravaram até então. Yoda, por outro lado, ficou muito conhecida pela desenvoltura e habilidade nas apresentações da turnê de promoção da 3ª geração, atraiu atenção também por se portar muito bem em frente as câmeras nas sessões de fotos, o que rendeu lugar em muitas revistas, seja ao lado de companheiras do grupo, ou mesmo solo. Ambas chegaram a ter tickets para o handshake esgotados em alguns eventos do último single, não apenas elas, a 3ª geração tem atraído admiração e feito os fãs do grupo criarem confiança de que quando chegar a hora, elas poderão carregar o grupo. Se tem um ponto ruim nisso, é que para as duas entrarem no senbatsu, outras duas tiveram que sair e infelizmente acabou sobrando para quem tem menos peso e teoricamente mais tempo no futuro do grupo, Terada Ranze e Hinako Kitano tiveram que dar um passo atrás. Até imaginei que elas poderiam sair, mas para dar lugar a outras duas da 2ª geração, com tudo os lugares foram ocupados por as recém promovidas Momoko e Yoda, o que não é ruim no final das contas. Para finalizar, deixo minhas palmas para o gerenciamento do Nogizaka46, que não tem medo de promover caras novas e fazer as ases ocuparem posições secundárias, só assim você fortalece o grupo como um todo e não cria uma ou duas "ases definitivas" (Tradução: é assim que se faz 48G, aprende!). Ganbatte ne, Momoko-chan, Yoda-chan!

Dicas:

E assim eu me despeço por enquanto. Até uma próxima edição, ou não

Nenhum comentário:

Postar um comentário