segunda-feira, 7 de maio de 2018

Miyawaki Sakura e o seu possivelmente último senbatsu sousenkyo

No alto dos seus 20 anos e em meio ao turbilhão da temporada pré senbatsu sousenkyo, Miyawaki Sakura anunciou aos seus fãs via e-mail que essa deve ser a última vez que ela participa do ssk. Um detalhe grande na mensagem, que será analisado depois, a própria Sakura falou que seria seu último sousenkyo caso o gerenciamento não a obrigue a participar.

Sakura também explicou que ela quer retribuir o que aprendeu com Sashihara Rino, e ainda deseja ser a número 1 na eleição do AKB48 Group. Além disso, ela também comentou a posição do HKT48 nesse ano, sem Sasshi ou Kodama Haruka para ajudar o grupo no sousenkyo ela acaba sendo o principal nome do grupo.

O HKT48 está com uma baixa muito grande chamada Kodama Haruka, Haruppi está fora de ação desde 31 de dezembro, pouco meses depois de ter retornado. Não se sabe exatamente o que ela tem, muitos supõe que ela acabou se lesionando nas gravações do dorama Tofu Pro Wrestling, ou agravou uma lesão crônica nas costas, mas ao mesmo tempo em seu breve retorno ela demonstrou sintomas físicos de problemas linfáticos ou endócrinos (dificuldade para perder peso). De qualquer modo Haruppi não irá participar do ssk e não tem previsão do seu retorno.

Sakura é quem vai portar a bandeira do grupo no campo de batalha anual do 48G, ela é a esperança do grupo para conseguir uma vaga no senbatsu, e deve conseguir. Mas, ao mesmo tempo, esse já não é o objetivo dela há uns anos, o que ela quer é vencer. Sakura subiu nos rankings muito por conta de graduações e não participações de outras idols nos últimos anos, ela não progrediu nos votos realmente e ela sabe muito bem disso.

Provavelmente em sua cabeça ela sabe que esse é o seu limite e por isso não quer passar mais pela pressão exaustiva de participar do senbatsu sousenkyo. Ela quer vencer, ela quer ser a primeira, mas sabe muito bem das limitações que o cenário dá a ela e se o objetivo parece impossível de alcançar por que não deixa-lo de lado? Sem participar do sousenkyo ela pode focar em fazer aulas de atuação, descansar, focar no projeto do AKB48 na Coreia do Sul, qualquer outra coisa.

Miyawaki Sakura ainda tem o sonho de vencer o ssk, mas ao mesmo tempo parece não gostar tanto do evento


Mas tem o outro lado: será que ela não estava fazendo isso como estratégia final para tentar angariar mais votos na reta final? Não é impossível, vale lembrar que Minegishi Minami fez isso nos últimos 3 anos pelo que eu lembro. Sakura não teve tanta exposição nacional assim no último ano, o que pesa muito para ela no ssk já que localmente em Hakata ela não é tão popular assim. É sim possível, mas eu sempre prefiro dar o benefício da dúvida, até porque essa questão será respondida apenas no ano que vem.

E o grande detalhe: "...caso o gerenciamento não a obrigue a participar.", como eu escrevi lá em cima, é parte do pacote também. Quer dizer, isso é algo que realmente pode acontecer, quem vai um pouquinho mais fundo no mundo idol sabe que nem tudo é espontâneo, muito das "decisões que as idols tomam" vem do gerenciamento de grupo. Aquelas amizades e pares marcantes, só para citar alguns exemplos: Sakura e Haruppi no HKT, Yuichanzu no Keyakizaka46, Rika e Katomina/Ogiyuka no NGT (#polêmica) ? Tudo criação de gerenciamento.

O mundo idol é cheio de ilusões para fazer os wotas gastarem seu dinheiro em algo, nem todas são ruins exatamente, mas ainda sim são ilusões. É como se fosse uma kayfabe, para quem não sabe esse é o termo usado no pro-wrestling, a luta livre, para descrever o universo ilusão criado ao redor de personagens e histórias. E para criar esse mundo ao redor das idols muitas vezes existe pressão interna para manter as aparências, para manter a personagem e "tomar decisões".

Se no final das contas esse for o último sousenkyo que Miyawaki Sakura, ela tem que sair de cabeça erguida porque fez tudo o que poderia para conseguir atingir o primeiro lugar na eleição geral do AKB48 Group. Se não for... Quem sabe? Pode ser que tudo o que ela tem falado seja realmente uma estratégia, pode ser que ela mude de opinião e ainda sim pode ser resultado da pressão interna do HKT48.

Ela precisa participar mais vezes? Não, eu pelo menos acho que não, o ssk não é algo que está no controle de quem participa e existe muita pressão dentro do 48G por conta dele. É exaustivo mentalmente para as idols e a Sakura já fez o seu melhor, uma pena para ela se não conseguir ser a primeira colocada, mas assim funcionam as competições no final das contas. Se estiver sendo honesta consigo mesma e com os fãs, Miyawaki Sakura está completamente correta e terá sempre apoio de quem a apoiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário