domingo, 18 de junho de 2017

10 Destaques do AKB48 Group Senbatsu Sousenkyo 2017

O maior evento anual do AKB48 Group (carinhosamente chamado de 48G) chegou a sua nona edição nesse ano de 2017, a eleição geral do 48G foi marcada para ter seu anuncio no dia 17 de junho. Um evento sempre grandioso que começa com o show de todos os grupos que compõem o 48G, sempre aguardado pelos fãs ao redor do mundo, é a hora de saber se sua, ou suas, oshimen, ou oshimens, foram bem votadas pelo público, hora de ver todas as participantes desfilando pelo estádio e sendo ovacionadas pelos fãs que tanto as amam e apoiam. Com tudo, o final de semana começou com um anuncio bombástico e problemático: as chuvas em Okinawa, sede escolhida do evento para esse ano, não estavam dando trégua e mais, havia grandes probabilidades de ter uma tempestade elétrica, o risco para os fãs e as integrantes que estivessem no local do evento seria muito grande e por isso, ainda na quinta-feira, o evento em local aberto foi cancelado.

Sem o show de abertura e a presença dos fãs no local, o anuncio dos rankings foi feito em um teatro, com lugar apenas para a produção, apresentadores, comentaristas, que contaram com a lendária Kojima Haruna, Kojiharu, como convidada de última hora, além do mais importante, as integrantes. Nessa edição tivemos 370 inscritas, das quais apenas as 80 primeiras foram selecionadas para fazerem parte de alguma unidade no próximo single do grupo, o 49º single do AKB48. Mesmo com alguns pontos muito previsíveis, tivemos surpresas, boas surpresas, surpresas chocantes e inclusive um anuncio inesperado que quebrou uma das leis fundamentais para uma idol do 48G.

Nesse momento vocês já podem saber o que aconteceu, com tudo esse não é um texto informativo, mas sim um texto opinativo. Para construir esse artigo, selecionei 10 destaques no total para comentar e tentar fazer algumas análises sobre possíveis causas e consequências do que aconteceu nesse evento. Não sou um grande fã do sousenkyo, ou ssk como é coloquialmente chamado, mas essa edição foi, como diriam os jovens THE BEST EVER, por conta de sua imprevisibilidade. E como isso não passa de um comentário sobre o ranking do grupo, esse texto tomou a forma de um ranking baseado em nada mais do que a minha opinião sobre quais seriam os 10 maiores destaques desse evento.

10 - Queda no número de votos em geral
 Aqui é pura questão matemática simples: a maioria das idols teve votos a menos do que no ano passado, com isso tivemos muitas que se esperava ganhar posições não as alcançando, ou simplesmente caindo. Um exemplo disso é minha oshimen número 1 do 48G: Mukaichi Mion teve apenas 35201 (trinta e cinco mil duzentos e um) votos, no ano passado ela obteve 47094 (quarenta e sete mil e noventa e quatro) votos, essa queda custou a ela não só 4 posições no raking, como uma vaga no senbatsu. Para quem esperava uma vaga entre as kami 7, foi chocante e um dos momentos mais tocantes no evento.
Mion não foi a única a despencar, Motomura Aoi (HKT48) caiu 26 posições, Komiyama Haruka (AKB48) caiu 31 posições, mesmo Watanabe Mayu (AKB48), que se manteve no segundo lugar, teve menos votos do ano passado para cá. Mas se muitas tiveram menos votos, essa votação baixa em relação a edição anterior ajudou as surpresas acontecerem, por outro lado tivemos evoluções também, porém, podemos dizer que os números de votos necessários para ocuparem as posições esse ano foram menores que na edição do ano passado.

9 - Sasshi bate o recorde de votos novamente
Goste ou não, Sashihara Rino foi a mais votada novamente, pela terceira vez consecutiva e a quarta em todas suas participações na eleição geral do grupo. Mesmo com as quedas no número de votos no geral, dessa vez os fãs de Sasshi conseguiram fazer com que ela alcançasse a marca de 246376 (duzentos e quarenta e seis mil trezentos e setenta e seis) votos, mais de 3 mil votos a mais do que o ano passado, superando o próprio recorde.
Goste dela ou não, se importe ou não, Sasshi conseguiu novamente, mérito de seus fãs (como qualquer outra integrante), bater o recorde de votação. Ela conseguiu mais de 97 mil votos a mais que a segunda colocada, Mayuyu, um feito incrível e digno de destaque e de aparecer nesse ranking.
Seria melhor a Sasshi não participar na provável edição do ano que vem, dando espaço para que outras possam tomar o local de destaque maior do AKB48 Group, porque aparentemente enquanto ela estiver na eleição, sua base eleitoral vai votar massivamente para manter seu lugar como a número 1.

8 - Renacchi marqueteira
O Renacchi Sousenkyo ajudou algumas, entre elas Ichikawa Miori
Quando Kato Rena, a popular Renacchi, adotou a ideia de um fã de fazer um sousenkyo em separado, ela talvez não imaginasse o quanto isso poderia ir longe e, de fato, ajudar algumas integrantes no maior evento anual do Grupo. Na sua edição de 2016, o Renacchi sousenkyo conseguiu, além de uma unidade especial para uma das canções no single High Tension, chamada de Renacchis, o grupo eleito pela própria Rena-P (apelido ganhado após sua eleição não oficial) acabou ganhando um photobook, que vale a pena ser visto.
O Renacchi sousenkyo de 2016 acabou não apenas rendendo uma música e um photobook, como ajudando suas eleitas a ganharem popularidade, ou retornar a evidência, a maior prova é que Ichikawa Miori, a querida Miorin ou Lemon-chan, voltou a ganhar espaço nos singles e destaque, o que a levou a subir 20 posições, voltar aos rankings do sousenkyo na unidade das future girls.
É verdade que nem todas se beneficiaram, ou entraram entre as 80 melhores, mas o destaque que Renacchi deu a elas foi uma grande ajuda, no final das contas. Algumas das que ficaram entre as 16 selecionadas alcançaram grande desempenho por terem ficado em mais evidência, obrigado Renacchi!

7 -  NGT alcança um grande desempenho
A grande vitória de um grupo nesse ano foi talvez o salto dado pelo NGT48, passando de 2 para 10 ranqueadas na eleição geral para o 49º single. O segundo mais jovem entre os sister groups japoneses recebeu o evento ano passado, nos domínios de Niigata apenas Kato Minami, a então ás do grupo, e Kitahara Rie, a capitã  do grupo transferida para ajudar a guiar os novos talentos, subiram no palco para serem agraciadas, ambas voltaram esse ano e tiveram companhia de 8 outras integrantes do carismático NGT.
Kato Minami (71ª) foi a primeira chamada, logo após ela veio a ainda kenkyuusei Miyajima Aya (70ª), uma grata surpresa, já na unidade das Future Girls tivemos Yamaguchi Maho (53ª), Nishigata Marina (41ª) figurou entre as Next Girls. Takakura Moeka (25ª) e Nakai Rika (23ª) apareceram entre as Undergirls, surpreendentemente tivemos 3 integrantes no Senbatsu. A grande surpresa, provavelmente, veio com Homma Hinata e o 13º lugar, Kitahara Rie alcançou a 10ª colocação no que ela afirmou ser seu último ssk, o fenômeno Ogino Yuka terminou na quinta colocação, entre as kami 7.
O NGT48 colocou o mesmo número de candidatas que o NMB48 entre as 80 melhores nessa eleição geral, um feito e tanto considerando que o grupo é recente. Não sabemos se no ano que vem o desempenho vai continuar ou melhorar, ao menos, mas as representantes de Niigata fizeram muito bonito em Okinawa e devem se orgulhar e celebrar isso.

Em um último comentário totalmente clubista: VAMO VAMO TIME!

6 - Furuhata Nao consegue um lugar no senbatsu
Furuhata Nao começou sua caminhada como idol em 2011 como membro da quinta geração do SKE48, durante sua jornada se tornou uma integrante frequente dos senbatsus de seu grupo e ganhou notoriedade também no AKB48 Group. Nao evoluiu eleição após eleição, até que finalmente nessa edição alcançou um ótimo décimo quarto lugar, ou seja, uma posição no senbatsu.
 No alto dos seus 20 anos, esse é até então o topo de sua carreira como idol, muito graças ao duro trabalho sendo reconhecido. É o que todos querem no final das contas e poucos conseguem, claro que se fôssemos colocar o trabalho duro como mérito para votar no ssk, todas (acho) seriam eleitas, mas Furuhata Nao conseguiu ter reconhecimento de seu trabalho pelos fãs. Ela foi uma das boas surpresas no sousenkyo de 2017 graças ao trabalho duro e o talento que tem, também, é gratificante ver uma idol que merecia mais há algum tempo ser finalmente reconhecida como merece.

5 - Muto Orin ranqueia
 Vinda na 16ª geração, irmã mais nova de Muto Tomu, filha de Muto Daisuke (ator e roteirista), Muto Orin entrou no AKB48 em dezembro do ano passado e fez história. Uma das grandes surpresas do ssk esse ano aconteceu quando anunciaram a 55ª mais votada, Muto Orin recebeu mais de 20 mil votos e conseguiu um lugar entre as Future Girls do grupo.
É muito provável que ela tenha sido ajudada por alguns fãs de sua irmã, o que não é demérito, já que é muito estranho o seu destino dentro desse ssk. Orin apareceu na TV há pouco tempo, fez suas performances no teatro também, é apontada como a principal integrante de sua geração no grupo. Com 16 anos, ela tem uma carreira longa pela frente, pode ser que se prove uma ótima aposta ou não, mas em sua estreia no senbatsu sousenkyo, Muto Orin deixou uma marca.

4 - Honma Hinata OUTTA NOWERE
Mesmo tendo falando do NGT48 anteriormente, preciso de um espaço para comentar sobre Homma Hinata e outro para falar de Ogino Yuka. Começando por Honma Hinata, que para mim foi a grande surpresa em questão de ranqueamento esse ano, diferente de Ogino, Hinata correu completamente por fora e surgiu, como diria o meme do Randy Orton OUTTA NOWERE (out of nowhere - saída do nada).
Se você não conhece, ou não tem familiaridade com, Randy Orton, pro wrestling e a WWE, Orton é chamado de The Viper, literalmente O Víbora, por ser traiçoeiro e perigoso como uma víbora, por vezes Orton aplica seu golpe finalizador, o RKO, do nada e acaba derrotando seus adversários. Assim como o wrestler, Hinata apareceu literalmente do nada e conseguiu 41230 (quarenta e um mil duzentos e trinta) votos, o que a fez figurar no senbatsu. Como comparação, na eleição para o 45º single ela não conseguiu uma quantidade notável de votos ao ponto de ser divulgada, o que se pode considerar como o maior salto não só da edição desse ano, mas como de todos os sousenkyos!
Homma Hinata é muito popular entre os fãs do NGT48, aos 17 anos cativou muita gente, mas sinceramente foi uma surpresa impensável nesse ssk. Agradeço aos que votaram nela por isso, por terem feito o impensado acontecer, era muito possível que fosse ranqueada entre as 80 melhores, foi apontada em diversas analises para tanto, mas ninguém imaginava que chegaria entre as 16 melhores. Acho que nem em seus melhores sonhos Hinata pensou nisso, então quando foi chamada sua reação naturalmente foi de choque e extrema surpresa. Talvez ela não volte ao senbatsu na edição seguinte, porém é inegável que seus fãs fizeram um milagre em Okinawa.

3 - Ogino Yuka, o nascimento de uma nova estrela (?)
Quando a tradicional prévia ao final do primeiro dia de votação foi anunciada, o primeiro lugar foi ocupado por uma surpreendente Ogino Yuka. A jovem de apenas 18 anos de idade quase entrou em choque por conta da emoção no momento, virou meme, foi ironizada e tudo mais, mas após ser ouvida, ganhou muita notoriedade. A carinhosamente chamada de Ogiyuka mostrou sua ambição verdadeira, até inocente, em declarar que almejava o primeiro lugar, então o movimento ganhou força e conseguiu não só um lugar entre as 80 melhores, como um lugar no senbatsu e entre as kami 7 do ano, sim, Ogino Yuka É uma das 7 deusas do AKB48 Group no ano de 2017.
Com um total de 73368 (setenta e três mil trezentos e sessenta e oito) votos, Ogino conseguiu o 5º lugar na eleição geral do Grupo e ficou apenas a pouco mais de 9 mil votos de Miyawaki Sakura, a campeã original do HKT48 e uma das futuras ases do 48G, uma diferença pequena se pensarmos nos calibres de cada uma. Ogiyuka na campanha do ssk revelou um potencial muito grande para ser uma verdadeira estrela, tem ambição, coragem e força para lutar, certamente os seus fãs colocaram uma dúvida grande na cabeça do gerenciamento do grupo e das integrantes. Testemunhamos uma ascensão inacreditável, que foi tratada como piada por muitas pessoas, mas o ssk em teoria tem espaço para isso acontecer, já que teoricamente qualquer uma pode ter larga votação.
Abram caminho ou Ogino Yuka vai te atropelar, foi essa a mensagem enviada nessa edição do sousenkyo, pelo bem do grupo espero que ela se torne verdadeira. A verdade é que o AKB48 Group precisa de gente destemida como Ogiyuka.
Kitahara Rie, Ogino Yuka e Homma Hinata entraram no senbatsu


2 - Watanabe Mayu anuncia graduação
A mais querida do 48G, entre as ativas, anunciou sua graduação durante seu discurso após novamente ocupar o segundo lugar no ssk. Watanabe Mayu está há 10 anos no AKB48, nas 9 edições das eleições do Grupo nunca esteve abaixo do 5º lugar, foi center via eleição apenas 1 vez e mais 4 no decorrer de sua carreira, que eram para ser 5 se não fosse um problema com a coreografia da música single UZA (28º single do AKB48).
Mayuyu, como chamada carinhosamente, há algum tempo parecia que estava próxima desse momento, o destino inexorável da graduação, sua carreira já não necessitava do AKB48 e o AKB48 não necessitava mais dela, o momento chegou. Em seu discurso acabou por anunciar que se graduaria levando integrantes e fãs as lágrimas, acima eu citei que Watanabe Mayu é a mais querida do 48G, mas ela é entre todas as idols japonesas (alguns diriam que isso é um pleonasmo), além de um grande exemplo para todas. Podemos dizer que ela é o exemplo mais ortodoxo que uma idol deve ser, mas não só exemplo fez seu nome, mas como carisma e talento, Mayuyu é um ser humano iluminado e isso explica a reação geral ao seu anuncio. Ela não conseguiu superar a Sasshi (leia-se seus fãs não conseguiram superar os da Sasshi) novamente, mas isso não parece ter chateado muito nossa querida heroína, que seguiu firmemente seu discurso mesmo muito emocionada. O abraço dela e da Sasshi ao final foi uma das cenas mais bonitas do evento, elas nunca se mostraram inimigas e duvido que fossem na vida particular, mas ver as grandes rivais se abraçando foi tocante.

Comentário pessoal e passional sobre o assunto: Mayuyu foi uma das primeiras dentro do 48G a me chamar a atenção, com um currículo impecável como idol é discutivelmente a maior da história do AKB48 Group. Sua graduação precisa ser mais uma celebração de uma carreira maravilhosa do que um evento de tristeza, espero que a equipe faça seu trabalho e arrume um concerto final digno e que haja baixas probabilidades de ser atrapalhado pelas forças da natureza. Desde já, obrigado Mayuyu!

1 - O casamento da Riripon 

Sutou Rirka rouba a cena no ssk 2017,
 Se as surpresas no rank ou o anuncio da graduação da maior idol ativa do 48G não foi o maior destaque, então o que foi? Existem 3 mandamentos que uma idol deve seguir, sem ordem de prioridade: Respeitar as leis, respeitar os fãs e dar sempre tudo de si no mínimo, respeitar o love ban. Um dos três mandamentos foi quebrado quando Sutou Ririka (NMB48), Riripon, fez seu discurso como a 20ª colocada no ssk de 2017, ela anunciou que iria se casar.
O anuncio criou um choque inicial, que levou o mestre de cerimônias a perguntar se ela tinha consciência do que declarara, a confirmação de Riripon levou a uma reação de uníssono das integrantes no teatro em Okinawa e frenesi na comunidade de fãs do AKB48 Group. Ela não só quebrou um dos 3 mandamentos idol, como o atropelou na frente de todo mundo. Vou ser sincero aqui, como uma pessoa que sabe que o love ban é algo mais em relação a vida pública, eu sempre imagino que quase todas elas tem um namorado, ficante, peguete, etc e tal, mas ver a regra de ouro do love ban ser despedaçada para o mundo todo ver no maior evento do 48G foi inimaginável.
Não vou fazer julgamento de valor e acho que ninguém deveria, tem fã que se sentiu traído, teve comentário reprovador da parte de Takahashi Juri (que um mês atrás teve envolvida num possível escândalo de uma festinha privada, que pode ter sido apenas uma festa mesmo, com os Johnny's) e Okada Nana (que nada falou quando suas amigas próximas foram expostas num encontro duplo após o toque de recolher, meses atrás), mas Sutou Ririka teve que ser corajosa para fazer o que fez. Tudo bem que sua coragem foi impulsionada porque ela soube que tudo seria exposto pela máquina de revelar escândalos do Shukan Bunshun após o evento, Riripon escolheu fazer o melhor nesse caso e ela mesma fazer o anuncio, mesmo que isso causasse o que causou.
Riripon tem um histórico de ser uma grande troll, mas isso passou do limite de mais para ser apenas mais uma piada. Ela não liga para ser idol, nunca quis isso, só o fez porque queria viver em uma condição melhor, mesmo assim ela é a mais bem sucedida vinda do sistema de draft do AKB48, até então. Sabemos que esse anuncio pode ter destruído sua carreira como idol, a declaração do próprio Aki-P sobre o caso fez parecer que não tem muita importância, mas ela fez o que era certo no caso, já que seria exposta de qualquer maneira, e não temos dimensão ainda do que isso irá causar.

Comentário pessoal 100% influenciado pelos sentimentos: OBRIGADO, DOMO ARIGATO, DANKE SCHÖN, THANK YOU VERY MUCH, GRACIAS, GRAZIE, SPASIBO RIRIPON! 
Você não foi só corajosa, como transformou um evento que eu nem ligo muito em algo que valeu a pena ser assistido! Você tem sua vida, fez suas escolhas e, se acha que vai ser feliz assim, eu apoio totalmente. Espero que você não de importância para o comentário (talvez até hipócrita) vindo de outras idols, ex idols e fãs. Não foi muito profissional devido ao código de ética em sua profissão, mas isso te transformou na minha kami oshi no NMB48 (desculpa Fuuchan) instantaneamente (eu amo o inesperado, caótico e atitudes de coragem). Espero que tenha felicidade no caminho escolhido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário