segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Ópera do Fantasma #1

Bem vindos amigos e amigas a primeira edição de A Ópera do Fantasma!


Esta será minha coluna onde vou analisar, filosofar, divagar, criticar (não confundam criticar com "falar mal", ou como os mais jovens diriam, "hatear"), parabenizar algumas coisas que vi dentro do período entre uma edição e outra desta coluna. Aqui será o lugar de assuntos corriqueiros, ou não tão profundos para desenvolver em textos separados, de amenidades e felicidade, ou não, já que nem tudo são flores na vida.

Falando em felicidade, toda vez que eu vejo um anuncio de novo single do Nogizaka46 fico muito feliz com isso. Nos dois anos e alguns meses que eu conheço o grupo sempre acabo criando expectativas quando um novo single vem pela frente, acabo pensando se terá uma center ou duas, quem poderá ocupar a posição, ou as posições, de maior destaque, ultimamente também se vai ser mais um single de graduação ou não, sempre torcendo pelo não nesse caso. Dessa vez o grupo irá lançar seu décimo oitavo single, ainda sem titulo ou informações sobre o senbatsu, e a data está marcada para 9 de agosto, ou seja, 9 dias após meu aniversário! Já estou considerando como um presente para mim mesmo, além de todas as outras pessoas que gostam do Nogizaka46, conhecendo minha sorte eu não vou me animar muito, espero ser presenteado com um senbatsu perfeitamente alinhado, uma música marcante positivamente, talvez uma center entre minhas preferidas, mas acima de tudo, por favor, que não seja um single de graduação!

 Ainda sobre o Nogizaka46, e a terceira geração, hein? Pode ser que você, caro leitor ou leitora, não conheça muito bem, ou nada até, mas aquelas jovens moças estão se mostrando cada vez mais fortes e capazes de evoluírem para assumirem o posto quando for a hora. Como qualquer iniciante ainda, é possível ver diversos pontos a melhorar em cada uma delas, mas na maioria elas são muito desenvoltas já, tem aprendido e adaptado rapidamente. A decisão de fazer a oitava temporada de Nogibingo! centrada nelas foi uma decisão muito feliz, além de vermos algumas atrações e caras diferentes, a temporada foi um grande aprendizado para essa nova geração, é possível ver a evolução assistindo apenas o primeiro e o último episódio. 12 garotas brilhantes foram escolhidas, muito bem escolhidas, para ser a geração que, como diz a música, vai chegar onde nenhuma outra foi antes, estou na torcida para que isso aconteça realmente.

Saindo do meu grupo preferido (no quesito de grupos de idols) para outro que eu gosto muito, o HTK48 foi outro grupo a anunciar single e mais, anunciou o senbatsu para tal single. O décimo single do grupo será lançado também em agosto, no dia 2 para ser mais exato, e conta com a volta de Matsuoka Hana a posição de center, alguns elogiaram, outros criticaram essa escolha, já eu acho que ela pode fazer outro bom trabalho e compreendo que o gerenciamento do grupo está tentando dar uma estabilidade para ela. O que eu acho mais importante é termos um bom single, gostaria muito de ver algo diferente, algo um pouco diferente para o estilo já consagrado, porém repetitivo do grupo. O HKT48 começou muito bem, mas logo caiu numa zona de conforto perigosa e tem permanecido nela, sempre segue o mesmo estilo de música, mesmos elementos, mesma estética visual nos figurinos e vídeos musicais. Não que o grupo precise se reinventar ou revolucionar sempre, mas ficar batendo na mesma tecla, seguindo a mesma linha single após single cria um desgaste da fórmula, cansa quem tem interesse no grupo, mesmo que até agora o HKT48 não tenha feito algo realmente ruim, também não saiu do lugar nesses pontos, o que é triste dado o potencial que o material humano (as próprias idols em si) apresenta.

Saindo do HKT48 e indo para as irmãs mais velhas de Sakae, Nagoya, o SKE48 vai lançar o seu vigésimo primeiro single no mês que vem, no dia 19/07, a faixa título se chama Igai ni Mango (意外にマンゴー) e traz algumas expectativas a tona. Acho que a primeira e maior, ao menos para mim, é ver alguém diferente como center, uma cara nova tomando o lugar máximo de destaque, nada contra Matsui Jurina, mas não sou muito a favor dessa história de "abstolute ace". Não sei quem é Obata Yuna exatamente, o SKE48 é o grupo que eu menos conheço levando em conta AKB48 Group e Sakamichi Series, mas eu espero que ela, junto ao resto do senbatsu, consiga entregar algo que honre o grupo e talvez mais, talvez algo que me surpreenda positivamente e a todos os fãs do grupo, ou pessoas que tenham algum interesse. Minha segunda expectativa é exatamente quanto a música, o grupo tem algumas grandes obras no passado, mas as músicas mais recentes tem deixado a desejar para muita gente, eu incluso, espero que venha algo memorável e que marque uma fase nova para o grupo.

Voltando a falar da minha kami oshi instantânea no NMB48, Sutou Ririka publicou uma carta onde explica porque acabou se comprometendo ao matrimônio com alguém e dizendo que irá se graduar, mas sem muitos detalhes sobre essa segunda parte. A carta da nossa querida Riripon é basicamente uma grande declaração de amor, chega a ser brega e piegas, mas acho que ajuda a entender um pouco as decisões dela, mas não é exatamente esse o assunto que eu quero tratar aqui. O ponto principal e que para mim chama mais atenção foi a atitude do produtor Akimoto Yasushi, a mente por trás do 48G e Sakamichi Series, o popular Aki-P chegou a pedir para que a Ririka ficasse no grupo, o que deve pesado muito no fato dela não ter sido demitida. A reação inicial dele foi dizer que foi uma grande surpresa, mas sem dar muita importância ao fato, junte isso ao fato dele ter pedido para que a Sutou Ririka ficasse no grupo e isso leva a impressão de que ele próprio não se importa muito (ou totalmente nada) com o love ban. Se ele não se importa, uma grande parte, provavelmente a maioria, dos fãs se importa e mesmo que a Riripon quisesse ficar, tendo todo apoio do figurão por de trás do Grupo, ela não seria muito aceita, mas esse não seria o maior problema, sabemos que tem alguns wotas que passam completamente do ponto e criam uma obsessão a nível de psicopatia ou sociopatia e isso seria um grande risco para a Riripon, além de outras pessoas.

Falando em psicopatas e sociopatas, em uma notícia triste e preocupante, um homem de 24 anos de idade entrou em um evento de handshake do Keyakizaka46 com uma faca e um sinalizador, do tipo "terrestre", que você acende, segura e usa para acenar chamando atenção, que apresenta riscos muitos menores do que o sinalizador naval, mas ainda sim tem algum risco. De alguma forma o homem conseguiu passar pela segurança portando os objetos na mochila, ele acendeu o sinalizador enquanto estava na fila em que os fãs se dirigiam para cumprimentar Hirate Yurina e Kakizaki Memi, ele foi detido pela segurança e depois levado preso pela polícia de Chiba, cidade onde o evento estava acontecendo. Segundo a polícia, o homem violou a lei que controla as armas de fogo e espadas (armas brancas no geral), além de ter afirmado que queria matar uma idol. Infelizmente não foi a primeira vez, e provavelmente não será a última, que alguém tenta agredir e/ou assassinar uma idol (o caso mais famoso foi o de Tomita Mayu, mais detalhes aqui - em inglês), como eu falei anteriormente, alguns fãs criam uma obsessão doentia, que desenvolvem ciúmes a nível doentio, que se torna psicopatia ou sociopatia, não se sabe se foi esse o caso, mas ao menos dessa vez ninguém saiu ferido. No dia seguinte, 25/06, algumas das integrantes do Keyaki não compareceram do evento, que aconteceria no mesmo local, entre elas as próprias Kakizaki Memi e Hirate Yurina, não foram dados detalhes da ausência, mas pode ser que tenha sido por conta da experiência traumatizante.

Antes de encerrar qualquer texto dessa coluna, vou sempre deixar algumas dicas, coisas que estão na minha cabeça e que acho interessantes então aqui vão algumas:
- Nogibingo! 8 - se você conseguir ler em inglês, não terá problemas em achar legendas.
- あの日 僕は咄嗟に嘘をついた (Ano Hi Boku wa Tossa ni Uso wo Tsuita - ou num bom português, em tradução livre: "O Dia em Que Eu Contei Uma Mentira no Calor do Momento") - música do 10º Single do Nogizaka46 (何度目の青空か? - Nandome No Aozora ka?) interpretadas pelas undergirls daquela ocasião, a música tem como center Inoue Sayuri, Sayunyan, e conta com outras integrantes consagradas do grupo como Saito Asuka, Nakamoto Himeka, Shinuchi Mai e Kitano Hinako. Você pode assistir a performance no concerto de 3º aniversário do grupo nesse link
- 純情よろしく (Junjo Yoroshiku - ou em português, sempre em tradução livre: "Coração Puro, Saudações") - música B side do NGT48 no primeiro e até agora único single, a música é interpretada pelo chamado Dance Senbatsu, como o próprio nome sugere, seriam as melhores dançarinas do grupo. Como center temos Homma Hinata (13ª colocação no Senbatsu Sousenkyo desse ano), é uma música divertida e tem um vídeo musical interessante que pode ser visto neste Zelda (got it?).



Fechamos essa primeira edição por aqui, espero que gostem, Obrigado e voltem sempre!
Suzuki Ayane simboliza o êxtase desse escritor ao finalizar essa coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário