quarta-feira, 14 de junho de 2017

Duas Vezes Minha Número Dois

Esse é um conto sobre como por duas vezes eu fiquei órfão da minha número dois do HKT48. Em um período menor do que um ano, por duas vezes, o sentimento de vazio e perda misturado ao de agradecimento e o desejo de boa sorte tomou conta de meu ser por conta do famoso processo de graduação. Sempre vale ressaltar que esse é um processo inevitável, toda idol tem um início e um final em sua carreira como idol, então a graduação é algo que como fãs não conseguimos controlar, ela vai acontecer invariavelmente (a não ser que certos limites sejam ultrapassados e haja uma demissão [um abraço para a Yamato Rina!]).

Tudo começa há pouco mais de um ano atrás, este velho Fantasma estava explorando o HKT48 para conhecer melhor suas músicas, integrantes, conhecer mais do grupo. De início já senti chamado por Miyawaki Sakura para integrar suas fileiras de fãs, porém a história não é sobre minha principal oshimen do grupo, mas sim sobre sobre as duas que até hoje ocuparam a segunda posição. Enquanto eu conhecia o grupo, uma segunda idol me chamou a atenção, seu nome era Anai Chihiro, a capitã do time H, uma pessoa, não simplesmente idol, verdadeiramente dedicada, atenciosa e inteligente, mas ao mesmo tempo atrapalhada. Foi uma paixão platônica intensa que logo foi assombrada por um anúncio de graduação, experimentei de cara o primeiro estágio do modelo Kübler-Ross, modelo popularmente conhecido como os cinco estágios do luto, a negação.

O processo de graduação se iniciou em junho e um mês depois de concretizou, Anai Chihiro fez sua última performance no teatro do HKT48 em 4 de julho e seu último show uma semana depois, já na turnê de verão do grupo, ironicamente seu contrato com o HKT48/AKS terminou no dia 31 de julho de 2016, no dia do meu aniversário de 25 anos de idade. Na época eu ainda lidava com uma outra baixa entre minhas idols preferidas, a graduação de Fukagawa Mai (Nogizaka46), então inicialmente a questão Chihiro não me preocupava tanto, não me preocupou tanto até mais recentemente quando a minha segunda número dois no HKT anunciou sua graduação. Sem querer acabei fazendo algo que normalmente é pior e mais perigoso, que foi reprimir o sentimento, com tudo, foi mais fácil lidar com isso agora do que na época. Não passei pelos 5 estágios do modelo Kübler-Ross, afinal não foi uma perda completa, pulei a parte da raiva e negociação, tive uma rápida passagem pela depressão e completei o ciclo, que é o mais importante para a saúde da mente, que é a aceitação.
Anai Chihiro cercada pelas integrantes do HKT48 durante sua performance de graduação no Fukuoka Sun Place Hall, no dia 11 de julho de 2016.


A segunda parte se refere a Inoue Yuriya, a minha exploração do HKT48 me levou a essa jovem de 17 anos. Yuriya mostrava ser uma garota simples, mas que aprecia muito gatos, cosplays, uniformes escolares e Kitagawa Ryoha (temos isso em comum). Frequentemente era, talvez ainda será, fotografada com uniformes e cosplays por sua mãe, que além de fotografa, também costurava os figurinos, que muitas vezes eram criados pela própria Yuriya. Mas ela é mais do que isso, Inoue Yuriya chamou muito minha atenção por ser uma idol em ascensão, era visível que seus talentos estavam em desenvolvimento, inclusive chamando atenção para ela conseguir o 48º lugar no senbatsu sousenkyo do ano passado. Yuriya foi reconhecida e ganhou uma chance no senbatsu dos dois singles seguintes do HKT48, porém no dia 11 de abril deste ano ela anunciou sua graduação. Segundo a própria Yuriya, ela decidiu focar-se nos estudos, entrar em uma boa faculdade e seguir carreira acadêmica, então no último dia 12/06, pela última vez ela se apresentou como membro do HKT48.

Inoue Yuriya cumprindo a tradição ritualística do grupo AKB48 de retirar seu quadro da galeria de idols ativas

Quando eu vi o anuncio da Yuriya quanto a sua graduação, minha reação foi de não entender, de lembrar que em menos de um ano, entre uma e outra, as minhas duas número dois no HKT48 estariam fora do grupo. Para mim parecia um conto que não estava certa, era uma estranha e infeliz coincidência que tanto Chihiro quanto Yuriya deixassem o HKT48 em menos de 1 ano com o objetivo de focar nos estudos. Eu, como mero fã e espectador, sou apenas um wota, e como tal não posso fazer outra coisa se não desejar o sucesso daquelas que se graduam. O conto não estava certo pela perspectiva de alguém que passou pela mesma experiência duas vezes, coincidência apenas ou não, com duas idols não apenas diferentes como completamente diferentes uma da outra.

"Isso não pode estar acontecendo", esse foi meu pensamento inicial, novamente o primeiro estágio dos 5 famosos estágios do luto. Foi difícil absorver porque uma me lembrava a outra, eram muitos pontos iguais para serem ignorados, com tudo a graduação de Inoue Yuriya me fez terminar o processo com Anai Chihiro, consegui alcançar a verdadeira aceitação pelo que aconteceu, saber racionalmente que você não está no controle é muito diferente de aceitação sentimental. Agora me encontro num ponto em que lido com a graduação da Yuriya, alguém por quem eu torci muito nesse curto período de alguns meses apenas e estar escrevendo isso faz parte, também, do processo de aceitação.

Por duas vezes minha segunda preferida, a segunda por quem eu mais desejava sorte e sucesso no HKT48 se graduou, por mais que haja algum sentimento estranho ou ruim em relação a esses acontecimentos, tudo tem um limite. Se você não é capaz de seguir em frente e aceitar em algum momento isso, por mais que seja triste para um fã ver o final de carreira de alguém que você admira, a escolha não é nossa, a escolha é delas. Tanto Chihiro quanto Yuriya escolheram seguir outro caminho na vida, são escolhas que não passam por mim, mero wota, mas são de cunho pessoal. Por não ser algo que eu possa controlar, apenas elas podem, se negar a aceitar seria a atitude mais perigosa que existe, é simplesmente doentio não aceitarmos as escolhas dos outros, quem sejam esses outros e quais sejam essas escolhas. No final das contas, cada um é dono de si, se o conto não parece certo para mim, para elas deve ser o certo, espero que seja o certo e se não for, que encontrem seus caminhos certos. Essa é a vida, não estamos no controle da maioria das coisas, então cabe a nós aceitar e seguir em frente, passar pelo processo teorizado por Kübler-Ross e conseguir superar a perda, caso contrário estaremos fazendo mal a nós mesmos e, talvez, a outros também.

Chihiro, obrigado por ter roubado minha atenção, por ter sido incrível como idol, ter até sido minha paixão platônica, sua missão foi cumprida com os fãs e agora é apenas com você, desejo sucesso sempre nos estudos e na carreira que tomar. Yuriya, obrigado por ter despertado minha curiosidade, ter me entretido, me feito torcer por você, sua carreira meteórica me ajudou, desejo sucesso nos caminhos em que tomar. Uma vez oshimen, sempre oshimen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário