segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Ópera do Fantasma #1

Bem vindos amigos e amigas a primeira edição de A Ópera do Fantasma!


Esta será minha coluna onde vou analisar, filosofar, divagar, criticar (não confundam criticar com "falar mal", ou como os mais jovens diriam, "hatear"), parabenizar algumas coisas que vi dentro do período entre uma edição e outra desta coluna. Aqui será o lugar de assuntos corriqueiros, ou não tão profundos para desenvolver em textos separados, de amenidades e felicidade, ou não, já que nem tudo são flores na vida.

Falando em felicidade, toda vez que eu vejo um anuncio de novo single do Nogizaka46 fico muito feliz com isso. Nos dois anos e alguns meses que eu conheço o grupo sempre acabo criando expectativas quando um novo single vem pela frente, acabo pensando se terá uma center ou duas, quem poderá ocupar a posição, ou as posições, de maior destaque, ultimamente também se vai ser mais um single de graduação ou não, sempre torcendo pelo não nesse caso. Dessa vez o grupo irá lançar seu décimo oitavo single, ainda sem titulo ou informações sobre o senbatsu, e a data está marcada para 9 de agosto, ou seja, 9 dias após meu aniversário! Já estou considerando como um presente para mim mesmo, além de todas as outras pessoas que gostam do Nogizaka46, conhecendo minha sorte eu não vou me animar muito, espero ser presenteado com um senbatsu perfeitamente alinhado, uma música marcante positivamente, talvez uma center entre minhas preferidas, mas acima de tudo, por favor, que não seja um single de graduação!

 Ainda sobre o Nogizaka46, e a terceira geração, hein? Pode ser que você, caro leitor ou leitora, não conheça muito bem, ou nada até, mas aquelas jovens moças estão se mostrando cada vez mais fortes e capazes de evoluírem para assumirem o posto quando for a hora. Como qualquer iniciante ainda, é possível ver diversos pontos a melhorar em cada uma delas, mas na maioria elas são muito desenvoltas já, tem aprendido e adaptado rapidamente. A decisão de fazer a oitava temporada de Nogibingo! centrada nelas foi uma decisão muito feliz, além de vermos algumas atrações e caras diferentes, a temporada foi um grande aprendizado para essa nova geração, é possível ver a evolução assistindo apenas o primeiro e o último episódio. 12 garotas brilhantes foram escolhidas, muito bem escolhidas, para ser a geração que, como diz a música, vai chegar onde nenhuma outra foi antes, estou na torcida para que isso aconteça realmente.

Saindo do meu grupo preferido (no quesito de grupos de idols) para outro que eu gosto muito, o HTK48 foi outro grupo a anunciar single e mais, anunciou o senbatsu para tal single. O décimo single do grupo será lançado também em agosto, no dia 2 para ser mais exato, e conta com a volta de Matsuoka Hana a posição de center, alguns elogiaram, outros criticaram essa escolha, já eu acho que ela pode fazer outro bom trabalho e compreendo que o gerenciamento do grupo está tentando dar uma estabilidade para ela. O que eu acho mais importante é termos um bom single, gostaria muito de ver algo diferente, algo um pouco diferente para o estilo já consagrado, porém repetitivo do grupo. O HKT48 começou muito bem, mas logo caiu numa zona de conforto perigosa e tem permanecido nela, sempre segue o mesmo estilo de música, mesmos elementos, mesma estética visual nos figurinos e vídeos musicais. Não que o grupo precise se reinventar ou revolucionar sempre, mas ficar batendo na mesma tecla, seguindo a mesma linha single após single cria um desgaste da fórmula, cansa quem tem interesse no grupo, mesmo que até agora o HKT48 não tenha feito algo realmente ruim, também não saiu do lugar nesses pontos, o que é triste dado o potencial que o material humano (as próprias idols em si) apresenta.

Saindo do HKT48 e indo para as irmãs mais velhas de Sakae, Nagoya, o SKE48 vai lançar o seu vigésimo primeiro single no mês que vem, no dia 19/07, a faixa título se chama Igai ni Mango (意外にマンゴー) e traz algumas expectativas a tona. Acho que a primeira e maior, ao menos para mim, é ver alguém diferente como center, uma cara nova tomando o lugar máximo de destaque, nada contra Matsui Jurina, mas não sou muito a favor dessa história de "abstolute ace". Não sei quem é Obata Yuna exatamente, o SKE48 é o grupo que eu menos conheço levando em conta AKB48 Group e Sakamichi Series, mas eu espero que ela, junto ao resto do senbatsu, consiga entregar algo que honre o grupo e talvez mais, talvez algo que me surpreenda positivamente e a todos os fãs do grupo, ou pessoas que tenham algum interesse. Minha segunda expectativa é exatamente quanto a música, o grupo tem algumas grandes obras no passado, mas as músicas mais recentes tem deixado a desejar para muita gente, eu incluso, espero que venha algo memorável e que marque uma fase nova para o grupo.

Voltando a falar da minha kami oshi instantânea no NMB48, Sutou Ririka publicou uma carta onde explica porque acabou se comprometendo ao matrimônio com alguém e dizendo que irá se graduar, mas sem muitos detalhes sobre essa segunda parte. A carta da nossa querida Riripon é basicamente uma grande declaração de amor, chega a ser brega e piegas, mas acho que ajuda a entender um pouco as decisões dela, mas não é exatamente esse o assunto que eu quero tratar aqui. O ponto principal e que para mim chama mais atenção foi a atitude do produtor Akimoto Yasushi, a mente por trás do 48G e Sakamichi Series, o popular Aki-P chegou a pedir para que a Ririka ficasse no grupo, o que deve pesado muito no fato dela não ter sido demitida. A reação inicial dele foi dizer que foi uma grande surpresa, mas sem dar muita importância ao fato, junte isso ao fato dele ter pedido para que a Sutou Ririka ficasse no grupo e isso leva a impressão de que ele próprio não se importa muito (ou totalmente nada) com o love ban. Se ele não se importa, uma grande parte, provavelmente a maioria, dos fãs se importa e mesmo que a Riripon quisesse ficar, tendo todo apoio do figurão por de trás do Grupo, ela não seria muito aceita, mas esse não seria o maior problema, sabemos que tem alguns wotas que passam completamente do ponto e criam uma obsessão a nível de psicopatia ou sociopatia e isso seria um grande risco para a Riripon, além de outras pessoas.

Falando em psicopatas e sociopatas, em uma notícia triste e preocupante, um homem de 24 anos de idade entrou em um evento de handshake do Keyakizaka46 com uma faca e um sinalizador, do tipo "terrestre", que você acende, segura e usa para acenar chamando atenção, que apresenta riscos muitos menores do que o sinalizador naval, mas ainda sim tem algum risco. De alguma forma o homem conseguiu passar pela segurança portando os objetos na mochila, ele acendeu o sinalizador enquanto estava na fila em que os fãs se dirigiam para cumprimentar Hirate Yurina e Kakizaki Memi, ele foi detido pela segurança e depois levado preso pela polícia de Chiba, cidade onde o evento estava acontecendo. Segundo a polícia, o homem violou a lei que controla as armas de fogo e espadas (armas brancas no geral), além de ter afirmado que queria matar uma idol. Infelizmente não foi a primeira vez, e provavelmente não será a última, que alguém tenta agredir e/ou assassinar uma idol (o caso mais famoso foi o de Tomita Mayu, mais detalhes aqui - em inglês), como eu falei anteriormente, alguns fãs criam uma obsessão doentia, que desenvolvem ciúmes a nível doentio, que se torna psicopatia ou sociopatia, não se sabe se foi esse o caso, mas ao menos dessa vez ninguém saiu ferido. No dia seguinte, 25/06, algumas das integrantes do Keyaki não compareceram do evento, que aconteceria no mesmo local, entre elas as próprias Kakizaki Memi e Hirate Yurina, não foram dados detalhes da ausência, mas pode ser que tenha sido por conta da experiência traumatizante.

Antes de encerrar qualquer texto dessa coluna, vou sempre deixar algumas dicas, coisas que estão na minha cabeça e que acho interessantes então aqui vão algumas:
- Nogibingo! 8 - se você conseguir ler em inglês, não terá problemas em achar legendas.
- あの日 僕は咄嗟に嘘をついた (Ano Hi Boku wa Tossa ni Uso wo Tsuita - ou num bom português, em tradução livre: "O Dia em Que Eu Contei Uma Mentira no Calor do Momento") - música do 10º Single do Nogizaka46 (何度目の青空か? - Nandome No Aozora ka?) interpretadas pelas undergirls daquela ocasião, a música tem como center Inoue Sayuri, Sayunyan, e conta com outras integrantes consagradas do grupo como Saito Asuka, Nakamoto Himeka, Shinuchi Mai e Kitano Hinako. Você pode assistir a performance no concerto de 3º aniversário do grupo nesse link
- 純情よろしく (Junjo Yoroshiku - ou em português, sempre em tradução livre: "Coração Puro, Saudações") - música B side do NGT48 no primeiro e até agora único single, a música é interpretada pelo chamado Dance Senbatsu, como o próprio nome sugere, seriam as melhores dançarinas do grupo. Como center temos Homma Hinata (13ª colocação no Senbatsu Sousenkyo desse ano), é uma música divertida e tem um vídeo musical interessante que pode ser visto neste Zelda (got it?).



Fechamos essa primeira edição por aqui, espero que gostem, Obrigado e voltem sempre!
Suzuki Ayane simboliza o êxtase desse escritor ao finalizar essa coluna

domingo, 18 de junho de 2017

10 Destaques do AKB48 Group Senbatsu Sousenkyo 2017

O maior evento anual do AKB48 Group (carinhosamente chamado de 48G) chegou a sua nona edição nesse ano de 2017, a eleição geral do 48G foi marcada para ter seu anuncio no dia 17 de junho. Um evento sempre grandioso que começa com o show de todos os grupos que compõem o 48G, sempre aguardado pelos fãs ao redor do mundo, é a hora de saber se sua, ou suas, oshimen, ou oshimens, foram bem votadas pelo público, hora de ver todas as participantes desfilando pelo estádio e sendo ovacionadas pelos fãs que tanto as amam e apoiam. Com tudo, o final de semana começou com um anuncio bombástico e problemático: as chuvas em Okinawa, sede escolhida do evento para esse ano, não estavam dando trégua e mais, havia grandes probabilidades de ter uma tempestade elétrica, o risco para os fãs e as integrantes que estivessem no local do evento seria muito grande e por isso, ainda na quinta-feira, o evento em local aberto foi cancelado.

Sem o show de abertura e a presença dos fãs no local, o anuncio dos rankings foi feito em um teatro, com lugar apenas para a produção, apresentadores, comentaristas, que contaram com a lendária Kojima Haruna, Kojiharu, como convidada de última hora, além do mais importante, as integrantes. Nessa edição tivemos 370 inscritas, das quais apenas as 80 primeiras foram selecionadas para fazerem parte de alguma unidade no próximo single do grupo, o 49º single do AKB48. Mesmo com alguns pontos muito previsíveis, tivemos surpresas, boas surpresas, surpresas chocantes e inclusive um anuncio inesperado que quebrou uma das leis fundamentais para uma idol do 48G.

Nesse momento vocês já podem saber o que aconteceu, com tudo esse não é um texto informativo, mas sim um texto opinativo. Para construir esse artigo, selecionei 10 destaques no total para comentar e tentar fazer algumas análises sobre possíveis causas e consequências do que aconteceu nesse evento. Não sou um grande fã do sousenkyo, ou ssk como é coloquialmente chamado, mas essa edição foi, como diriam os jovens THE BEST EVER, por conta de sua imprevisibilidade. E como isso não passa de um comentário sobre o ranking do grupo, esse texto tomou a forma de um ranking baseado em nada mais do que a minha opinião sobre quais seriam os 10 maiores destaques desse evento.

10 - Queda no número de votos em geral
 Aqui é pura questão matemática simples: a maioria das idols teve votos a menos do que no ano passado, com isso tivemos muitas que se esperava ganhar posições não as alcançando, ou simplesmente caindo. Um exemplo disso é minha oshimen número 1 do 48G: Mukaichi Mion teve apenas 35201 (trinta e cinco mil duzentos e um) votos, no ano passado ela obteve 47094 (quarenta e sete mil e noventa e quatro) votos, essa queda custou a ela não só 4 posições no raking, como uma vaga no senbatsu. Para quem esperava uma vaga entre as kami 7, foi chocante e um dos momentos mais tocantes no evento.
Mion não foi a única a despencar, Motomura Aoi (HKT48) caiu 26 posições, Komiyama Haruka (AKB48) caiu 31 posições, mesmo Watanabe Mayu (AKB48), que se manteve no segundo lugar, teve menos votos do ano passado para cá. Mas se muitas tiveram menos votos, essa votação baixa em relação a edição anterior ajudou as surpresas acontecerem, por outro lado tivemos evoluções também, porém, podemos dizer que os números de votos necessários para ocuparem as posições esse ano foram menores que na edição do ano passado.

9 - Sasshi bate o recorde de votos novamente
Goste ou não, Sashihara Rino foi a mais votada novamente, pela terceira vez consecutiva e a quarta em todas suas participações na eleição geral do grupo. Mesmo com as quedas no número de votos no geral, dessa vez os fãs de Sasshi conseguiram fazer com que ela alcançasse a marca de 246376 (duzentos e quarenta e seis mil trezentos e setenta e seis) votos, mais de 3 mil votos a mais do que o ano passado, superando o próprio recorde.
Goste dela ou não, se importe ou não, Sasshi conseguiu novamente, mérito de seus fãs (como qualquer outra integrante), bater o recorde de votação. Ela conseguiu mais de 97 mil votos a mais que a segunda colocada, Mayuyu, um feito incrível e digno de destaque e de aparecer nesse ranking.
Seria melhor a Sasshi não participar na provável edição do ano que vem, dando espaço para que outras possam tomar o local de destaque maior do AKB48 Group, porque aparentemente enquanto ela estiver na eleição, sua base eleitoral vai votar massivamente para manter seu lugar como a número 1.

8 - Renacchi marqueteira
O Renacchi Sousenkyo ajudou algumas, entre elas Ichikawa Miori
Quando Kato Rena, a popular Renacchi, adotou a ideia de um fã de fazer um sousenkyo em separado, ela talvez não imaginasse o quanto isso poderia ir longe e, de fato, ajudar algumas integrantes no maior evento anual do Grupo. Na sua edição de 2016, o Renacchi sousenkyo conseguiu, além de uma unidade especial para uma das canções no single High Tension, chamada de Renacchis, o grupo eleito pela própria Rena-P (apelido ganhado após sua eleição não oficial) acabou ganhando um photobook, que vale a pena ser visto.
O Renacchi sousenkyo de 2016 acabou não apenas rendendo uma música e um photobook, como ajudando suas eleitas a ganharem popularidade, ou retornar a evidência, a maior prova é que Ichikawa Miori, a querida Miorin ou Lemon-chan, voltou a ganhar espaço nos singles e destaque, o que a levou a subir 20 posições, voltar aos rankings do sousenkyo na unidade das future girls.
É verdade que nem todas se beneficiaram, ou entraram entre as 80 melhores, mas o destaque que Renacchi deu a elas foi uma grande ajuda, no final das contas. Algumas das que ficaram entre as 16 selecionadas alcançaram grande desempenho por terem ficado em mais evidência, obrigado Renacchi!

7 -  NGT alcança um grande desempenho
A grande vitória de um grupo nesse ano foi talvez o salto dado pelo NGT48, passando de 2 para 10 ranqueadas na eleição geral para o 49º single. O segundo mais jovem entre os sister groups japoneses recebeu o evento ano passado, nos domínios de Niigata apenas Kato Minami, a então ás do grupo, e Kitahara Rie, a capitã  do grupo transferida para ajudar a guiar os novos talentos, subiram no palco para serem agraciadas, ambas voltaram esse ano e tiveram companhia de 8 outras integrantes do carismático NGT.
Kato Minami (71ª) foi a primeira chamada, logo após ela veio a ainda kenkyuusei Miyajima Aya (70ª), uma grata surpresa, já na unidade das Future Girls tivemos Yamaguchi Maho (53ª), Nishigata Marina (41ª) figurou entre as Next Girls. Takakura Moeka (25ª) e Nakai Rika (23ª) apareceram entre as Undergirls, surpreendentemente tivemos 3 integrantes no Senbatsu. A grande surpresa, provavelmente, veio com Homma Hinata e o 13º lugar, Kitahara Rie alcançou a 10ª colocação no que ela afirmou ser seu último ssk, o fenômeno Ogino Yuka terminou na quinta colocação, entre as kami 7.
O NGT48 colocou o mesmo número de candidatas que o NMB48 entre as 80 melhores nessa eleição geral, um feito e tanto considerando que o grupo é recente. Não sabemos se no ano que vem o desempenho vai continuar ou melhorar, ao menos, mas as representantes de Niigata fizeram muito bonito em Okinawa e devem se orgulhar e celebrar isso.

Em um último comentário totalmente clubista: VAMO VAMO TIME!

6 - Furuhata Nao consegue um lugar no senbatsu
Furuhata Nao começou sua caminhada como idol em 2011 como membro da quinta geração do SKE48, durante sua jornada se tornou uma integrante frequente dos senbatsus de seu grupo e ganhou notoriedade também no AKB48 Group. Nao evoluiu eleição após eleição, até que finalmente nessa edição alcançou um ótimo décimo quarto lugar, ou seja, uma posição no senbatsu.
 No alto dos seus 20 anos, esse é até então o topo de sua carreira como idol, muito graças ao duro trabalho sendo reconhecido. É o que todos querem no final das contas e poucos conseguem, claro que se fôssemos colocar o trabalho duro como mérito para votar no ssk, todas (acho) seriam eleitas, mas Furuhata Nao conseguiu ter reconhecimento de seu trabalho pelos fãs. Ela foi uma das boas surpresas no sousenkyo de 2017 graças ao trabalho duro e o talento que tem, também, é gratificante ver uma idol que merecia mais há algum tempo ser finalmente reconhecida como merece.

5 - Muto Orin ranqueia
 Vinda na 16ª geração, irmã mais nova de Muto Tomu, filha de Muto Daisuke (ator e roteirista), Muto Orin entrou no AKB48 em dezembro do ano passado e fez história. Uma das grandes surpresas do ssk esse ano aconteceu quando anunciaram a 55ª mais votada, Muto Orin recebeu mais de 20 mil votos e conseguiu um lugar entre as Future Girls do grupo.
É muito provável que ela tenha sido ajudada por alguns fãs de sua irmã, o que não é demérito, já que é muito estranho o seu destino dentro desse ssk. Orin apareceu na TV há pouco tempo, fez suas performances no teatro também, é apontada como a principal integrante de sua geração no grupo. Com 16 anos, ela tem uma carreira longa pela frente, pode ser que se prove uma ótima aposta ou não, mas em sua estreia no senbatsu sousenkyo, Muto Orin deixou uma marca.

4 - Honma Hinata OUTTA NOWERE
Mesmo tendo falando do NGT48 anteriormente, preciso de um espaço para comentar sobre Homma Hinata e outro para falar de Ogino Yuka. Começando por Honma Hinata, que para mim foi a grande surpresa em questão de ranqueamento esse ano, diferente de Ogino, Hinata correu completamente por fora e surgiu, como diria o meme do Randy Orton OUTTA NOWERE (out of nowhere - saída do nada).
Se você não conhece, ou não tem familiaridade com, Randy Orton, pro wrestling e a WWE, Orton é chamado de The Viper, literalmente O Víbora, por ser traiçoeiro e perigoso como uma víbora, por vezes Orton aplica seu golpe finalizador, o RKO, do nada e acaba derrotando seus adversários. Assim como o wrestler, Hinata apareceu literalmente do nada e conseguiu 41230 (quarenta e um mil duzentos e trinta) votos, o que a fez figurar no senbatsu. Como comparação, na eleição para o 45º single ela não conseguiu uma quantidade notável de votos ao ponto de ser divulgada, o que se pode considerar como o maior salto não só da edição desse ano, mas como de todos os sousenkyos!
Homma Hinata é muito popular entre os fãs do NGT48, aos 17 anos cativou muita gente, mas sinceramente foi uma surpresa impensável nesse ssk. Agradeço aos que votaram nela por isso, por terem feito o impensado acontecer, era muito possível que fosse ranqueada entre as 80 melhores, foi apontada em diversas analises para tanto, mas ninguém imaginava que chegaria entre as 16 melhores. Acho que nem em seus melhores sonhos Hinata pensou nisso, então quando foi chamada sua reação naturalmente foi de choque e extrema surpresa. Talvez ela não volte ao senbatsu na edição seguinte, porém é inegável que seus fãs fizeram um milagre em Okinawa.

3 - Ogino Yuka, o nascimento de uma nova estrela (?)
Quando a tradicional prévia ao final do primeiro dia de votação foi anunciada, o primeiro lugar foi ocupado por uma surpreendente Ogino Yuka. A jovem de apenas 18 anos de idade quase entrou em choque por conta da emoção no momento, virou meme, foi ironizada e tudo mais, mas após ser ouvida, ganhou muita notoriedade. A carinhosamente chamada de Ogiyuka mostrou sua ambição verdadeira, até inocente, em declarar que almejava o primeiro lugar, então o movimento ganhou força e conseguiu não só um lugar entre as 80 melhores, como um lugar no senbatsu e entre as kami 7 do ano, sim, Ogino Yuka É uma das 7 deusas do AKB48 Group no ano de 2017.
Com um total de 73368 (setenta e três mil trezentos e sessenta e oito) votos, Ogino conseguiu o 5º lugar na eleição geral do Grupo e ficou apenas a pouco mais de 9 mil votos de Miyawaki Sakura, a campeã original do HKT48 e uma das futuras ases do 48G, uma diferença pequena se pensarmos nos calibres de cada uma. Ogiyuka na campanha do ssk revelou um potencial muito grande para ser uma verdadeira estrela, tem ambição, coragem e força para lutar, certamente os seus fãs colocaram uma dúvida grande na cabeça do gerenciamento do grupo e das integrantes. Testemunhamos uma ascensão inacreditável, que foi tratada como piada por muitas pessoas, mas o ssk em teoria tem espaço para isso acontecer, já que teoricamente qualquer uma pode ter larga votação.
Abram caminho ou Ogino Yuka vai te atropelar, foi essa a mensagem enviada nessa edição do sousenkyo, pelo bem do grupo espero que ela se torne verdadeira. A verdade é que o AKB48 Group precisa de gente destemida como Ogiyuka.
Kitahara Rie, Ogino Yuka e Homma Hinata entraram no senbatsu


2 - Watanabe Mayu anuncia graduação
A mais querida do 48G, entre as ativas, anunciou sua graduação durante seu discurso após novamente ocupar o segundo lugar no ssk. Watanabe Mayu está há 10 anos no AKB48, nas 9 edições das eleições do Grupo nunca esteve abaixo do 5º lugar, foi center via eleição apenas 1 vez e mais 4 no decorrer de sua carreira, que eram para ser 5 se não fosse um problema com a coreografia da música single UZA (28º single do AKB48).
Mayuyu, como chamada carinhosamente, há algum tempo parecia que estava próxima desse momento, o destino inexorável da graduação, sua carreira já não necessitava do AKB48 e o AKB48 não necessitava mais dela, o momento chegou. Em seu discurso acabou por anunciar que se graduaria levando integrantes e fãs as lágrimas, acima eu citei que Watanabe Mayu é a mais querida do 48G, mas ela é entre todas as idols japonesas (alguns diriam que isso é um pleonasmo), além de um grande exemplo para todas. Podemos dizer que ela é o exemplo mais ortodoxo que uma idol deve ser, mas não só exemplo fez seu nome, mas como carisma e talento, Mayuyu é um ser humano iluminado e isso explica a reação geral ao seu anuncio. Ela não conseguiu superar a Sasshi (leia-se seus fãs não conseguiram superar os da Sasshi) novamente, mas isso não parece ter chateado muito nossa querida heroína, que seguiu firmemente seu discurso mesmo muito emocionada. O abraço dela e da Sasshi ao final foi uma das cenas mais bonitas do evento, elas nunca se mostraram inimigas e duvido que fossem na vida particular, mas ver as grandes rivais se abraçando foi tocante.

Comentário pessoal e passional sobre o assunto: Mayuyu foi uma das primeiras dentro do 48G a me chamar a atenção, com um currículo impecável como idol é discutivelmente a maior da história do AKB48 Group. Sua graduação precisa ser mais uma celebração de uma carreira maravilhosa do que um evento de tristeza, espero que a equipe faça seu trabalho e arrume um concerto final digno e que haja baixas probabilidades de ser atrapalhado pelas forças da natureza. Desde já, obrigado Mayuyu!

1 - O casamento da Riripon 

Sutou Rirka rouba a cena no ssk 2017,
 Se as surpresas no rank ou o anuncio da graduação da maior idol ativa do 48G não foi o maior destaque, então o que foi? Existem 3 mandamentos que uma idol deve seguir, sem ordem de prioridade: Respeitar as leis, respeitar os fãs e dar sempre tudo de si no mínimo, respeitar o love ban. Um dos três mandamentos foi quebrado quando Sutou Ririka (NMB48), Riripon, fez seu discurso como a 20ª colocada no ssk de 2017, ela anunciou que iria se casar.
O anuncio criou um choque inicial, que levou o mestre de cerimônias a perguntar se ela tinha consciência do que declarara, a confirmação de Riripon levou a uma reação de uníssono das integrantes no teatro em Okinawa e frenesi na comunidade de fãs do AKB48 Group. Ela não só quebrou um dos 3 mandamentos idol, como o atropelou na frente de todo mundo. Vou ser sincero aqui, como uma pessoa que sabe que o love ban é algo mais em relação a vida pública, eu sempre imagino que quase todas elas tem um namorado, ficante, peguete, etc e tal, mas ver a regra de ouro do love ban ser despedaçada para o mundo todo ver no maior evento do 48G foi inimaginável.
Não vou fazer julgamento de valor e acho que ninguém deveria, tem fã que se sentiu traído, teve comentário reprovador da parte de Takahashi Juri (que um mês atrás teve envolvida num possível escândalo de uma festinha privada, que pode ter sido apenas uma festa mesmo, com os Johnny's) e Okada Nana (que nada falou quando suas amigas próximas foram expostas num encontro duplo após o toque de recolher, meses atrás), mas Sutou Ririka teve que ser corajosa para fazer o que fez. Tudo bem que sua coragem foi impulsionada porque ela soube que tudo seria exposto pela máquina de revelar escândalos do Shukan Bunshun após o evento, Riripon escolheu fazer o melhor nesse caso e ela mesma fazer o anuncio, mesmo que isso causasse o que causou.
Riripon tem um histórico de ser uma grande troll, mas isso passou do limite de mais para ser apenas mais uma piada. Ela não liga para ser idol, nunca quis isso, só o fez porque queria viver em uma condição melhor, mesmo assim ela é a mais bem sucedida vinda do sistema de draft do AKB48, até então. Sabemos que esse anuncio pode ter destruído sua carreira como idol, a declaração do próprio Aki-P sobre o caso fez parecer que não tem muita importância, mas ela fez o que era certo no caso, já que seria exposta de qualquer maneira, e não temos dimensão ainda do que isso irá causar.

Comentário pessoal 100% influenciado pelos sentimentos: OBRIGADO, DOMO ARIGATO, DANKE SCHÖN, THANK YOU VERY MUCH, GRACIAS, GRAZIE, SPASIBO RIRIPON! 
Você não foi só corajosa, como transformou um evento que eu nem ligo muito em algo que valeu a pena ser assistido! Você tem sua vida, fez suas escolhas e, se acha que vai ser feliz assim, eu apoio totalmente. Espero que você não de importância para o comentário (talvez até hipócrita) vindo de outras idols, ex idols e fãs. Não foi muito profissional devido ao código de ética em sua profissão, mas isso te transformou na minha kami oshi no NMB48 (desculpa Fuuchan) instantaneamente (eu amo o inesperado, caótico e atitudes de coragem). Espero que tenha felicidade no caminho escolhido!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Duas Vezes Minha Número Dois

Esse é um conto sobre como por duas vezes eu fiquei órfão da minha número dois do HKT48. Em um período menor do que um ano, por duas vezes, o sentimento de vazio e perda misturado ao de agradecimento e o desejo de boa sorte tomou conta de meu ser por conta do famoso processo de graduação. Sempre vale ressaltar que esse é um processo inevitável, toda idol tem um início e um final em sua carreira como idol, então a graduação é algo que como fãs não conseguimos controlar, ela vai acontecer invariavelmente (a não ser que certos limites sejam ultrapassados e haja uma demissão [um abraço para a Yamato Rina!]).

Tudo começa há pouco mais de um ano atrás, este velho Fantasma estava explorando o HKT48 para conhecer melhor suas músicas, integrantes, conhecer mais do grupo. De início já senti chamado por Miyawaki Sakura para integrar suas fileiras de fãs, porém a história não é sobre minha principal oshimen do grupo, mas sim sobre sobre as duas que até hoje ocuparam a segunda posição. Enquanto eu conhecia o grupo, uma segunda idol me chamou a atenção, seu nome era Anai Chihiro, a capitã do time H, uma pessoa, não simplesmente idol, verdadeiramente dedicada, atenciosa e inteligente, mas ao mesmo tempo atrapalhada. Foi uma paixão platônica intensa que logo foi assombrada por um anúncio de graduação, experimentei de cara o primeiro estágio do modelo Kübler-Ross, modelo popularmente conhecido como os cinco estágios do luto, a negação.

O processo de graduação se iniciou em junho e um mês depois de concretizou, Anai Chihiro fez sua última performance no teatro do HKT48 em 4 de julho e seu último show uma semana depois, já na turnê de verão do grupo, ironicamente seu contrato com o HKT48/AKS terminou no dia 31 de julho de 2016, no dia do meu aniversário de 25 anos de idade. Na época eu ainda lidava com uma outra baixa entre minhas idols preferidas, a graduação de Fukagawa Mai (Nogizaka46), então inicialmente a questão Chihiro não me preocupava tanto, não me preocupou tanto até mais recentemente quando a minha segunda número dois no HKT anunciou sua graduação. Sem querer acabei fazendo algo que normalmente é pior e mais perigoso, que foi reprimir o sentimento, com tudo, foi mais fácil lidar com isso agora do que na época. Não passei pelos 5 estágios do modelo Kübler-Ross, afinal não foi uma perda completa, pulei a parte da raiva e negociação, tive uma rápida passagem pela depressão e completei o ciclo, que é o mais importante para a saúde da mente, que é a aceitação.
Anai Chihiro cercada pelas integrantes do HKT48 durante sua performance de graduação no Fukuoka Sun Place Hall, no dia 11 de julho de 2016.


A segunda parte se refere a Inoue Yuriya, a minha exploração do HKT48 me levou a essa jovem de 17 anos. Yuriya mostrava ser uma garota simples, mas que aprecia muito gatos, cosplays, uniformes escolares e Kitagawa Ryoha (temos isso em comum). Frequentemente era, talvez ainda será, fotografada com uniformes e cosplays por sua mãe, que além de fotografa, também costurava os figurinos, que muitas vezes eram criados pela própria Yuriya. Mas ela é mais do que isso, Inoue Yuriya chamou muito minha atenção por ser uma idol em ascensão, era visível que seus talentos estavam em desenvolvimento, inclusive chamando atenção para ela conseguir o 48º lugar no senbatsu sousenkyo do ano passado. Yuriya foi reconhecida e ganhou uma chance no senbatsu dos dois singles seguintes do HKT48, porém no dia 11 de abril deste ano ela anunciou sua graduação. Segundo a própria Yuriya, ela decidiu focar-se nos estudos, entrar em uma boa faculdade e seguir carreira acadêmica, então no último dia 12/06, pela última vez ela se apresentou como membro do HKT48.

Inoue Yuriya cumprindo a tradição ritualística do grupo AKB48 de retirar seu quadro da galeria de idols ativas

Quando eu vi o anuncio da Yuriya quanto a sua graduação, minha reação foi de não entender, de lembrar que em menos de um ano, entre uma e outra, as minhas duas número dois no HKT48 estariam fora do grupo. Para mim parecia um conto que não estava certa, era uma estranha e infeliz coincidência que tanto Chihiro quanto Yuriya deixassem o HKT48 em menos de 1 ano com o objetivo de focar nos estudos. Eu, como mero fã e espectador, sou apenas um wota, e como tal não posso fazer outra coisa se não desejar o sucesso daquelas que se graduam. O conto não estava certo pela perspectiva de alguém que passou pela mesma experiência duas vezes, coincidência apenas ou não, com duas idols não apenas diferentes como completamente diferentes uma da outra.

"Isso não pode estar acontecendo", esse foi meu pensamento inicial, novamente o primeiro estágio dos 5 famosos estágios do luto. Foi difícil absorver porque uma me lembrava a outra, eram muitos pontos iguais para serem ignorados, com tudo a graduação de Inoue Yuriya me fez terminar o processo com Anai Chihiro, consegui alcançar a verdadeira aceitação pelo que aconteceu, saber racionalmente que você não está no controle é muito diferente de aceitação sentimental. Agora me encontro num ponto em que lido com a graduação da Yuriya, alguém por quem eu torci muito nesse curto período de alguns meses apenas e estar escrevendo isso faz parte, também, do processo de aceitação.

Por duas vezes minha segunda preferida, a segunda por quem eu mais desejava sorte e sucesso no HKT48 se graduou, por mais que haja algum sentimento estranho ou ruim em relação a esses acontecimentos, tudo tem um limite. Se você não é capaz de seguir em frente e aceitar em algum momento isso, por mais que seja triste para um fã ver o final de carreira de alguém que você admira, a escolha não é nossa, a escolha é delas. Tanto Chihiro quanto Yuriya escolheram seguir outro caminho na vida, são escolhas que não passam por mim, mero wota, mas são de cunho pessoal. Por não ser algo que eu possa controlar, apenas elas podem, se negar a aceitar seria a atitude mais perigosa que existe, é simplesmente doentio não aceitarmos as escolhas dos outros, quem sejam esses outros e quais sejam essas escolhas. No final das contas, cada um é dono de si, se o conto não parece certo para mim, para elas deve ser o certo, espero que seja o certo e se não for, que encontrem seus caminhos certos. Essa é a vida, não estamos no controle da maioria das coisas, então cabe a nós aceitar e seguir em frente, passar pelo processo teorizado por Kübler-Ross e conseguir superar a perda, caso contrário estaremos fazendo mal a nós mesmos e, talvez, a outros também.

Chihiro, obrigado por ter roubado minha atenção, por ter sido incrível como idol, ter até sido minha paixão platônica, sua missão foi cumprida com os fãs e agora é apenas com você, desejo sucesso sempre nos estudos e na carreira que tomar. Yuriya, obrigado por ter despertado minha curiosidade, ter me entretido, me feito torcer por você, sua carreira meteórica me ajudou, desejo sucesso nos caminhos em que tomar. Uma vez oshimen, sempre oshimen.

domingo, 11 de junho de 2017

Noite de Abertura

"Open wide the gate, friend" - Vallhalla (música), Blind Guardian

Foto: Ros Kavanagh

Abra bem o portão, amigo (é a tradução da citação acima), são todos bem vindos a Phantom Corporation. Mas o que é a Phantom Corporation? É uma  ideia, um conceito, um projeto. Então você, que caiu aqui e está pensando "mas o que eu vim fazer aqui?", eu respondo: continue lendo que a resposta será dada ao longo dessa abertura.

Aqui é minha nova casa, meu novo diário, meu espaço, aqui as ideias serão expostas e outros trabalhos a mais serão feitos. O meu ideal não é que esse espaço seja apenas meu, mas que ele fique aberto para mais pessoas poderem utilizar, se assim desejarem. Antes que a pergunta seja feita, aqui vai a resposta: os assuntos tratados aqui serão idols, Babymetal, bandas nipônicas e algumas outras coisas que se encaixem nesse padrão óbvio. Então já fica aqui o convite aos amigos e amigas que, caso queiram escrever sobre um ou mais de um dos assuntos citados anteriormente, o espaço é de vocês também. O princípio é opinar sem ser prepotência, sem achar que a verdade individual é a mesma que a verdade coletiva e vice-versa, é ser verdadeiramente humilde e fiel a si mesmo.

Aproximem-se os corajosos, mas também aqueles que precisam de apoio, os fortes, os fracos, vencedores,  perdedores, dos elétricos e dos fadigados, essa é a casa de todos aqueles que se sentirem acolhidos. Diferenças devem existir, porque só com elas podemos evoluir, até dizem que toda unanimidade é burra e eu acredito nisso, a unanimidade no mínimo é burrice coletiva. Mas não confundam unanimidade com fatos, unanimidade é opinião e um fato, como diz o nome, é um fato (muito óbvio), fatos não dependem de opinião, eles existem por si só.

"Esta é uma casa da razão, no final das contas,..."
Não tenho pretensões, esse é apenas um local para libertar os pensamentos e fazer com que eles tomem uma forma, uma oficina da mente, da razão, da filosofia, e, também, da passionalidade, mas sempre na medida certa. Os assuntos alvo desse blog despertam muito da passionalidade, então é sempre necessário cuidado para não cruzar a fronteira da racionalidade para a cegueira sentimental, um estado perigoso que nossa espécie tem tendências fortes a  alcançar. Esta é uma casa da razão, no final das contas, e a razão deve prevalecer, por mais que os sentimentos sejam fortes, para que haja o mínimo de credibilidade.


As portas estão abertas, as cortinas se levantaram, essa é a hora do show, um show não meu apenas, mas de quem quiser, tiver coragem de, subir ao palco. Aqui todos que quiserem, e fizerem por merecer terão voz, poderão filosofar sobre os assuntos propostos e criar suas expressões sobre isso.

Bem vindos a Ópera do Fantasma!